Trump anuncia criação de estratégia nacional de espectro para 5G

Candidato Donald Trump

Em mais um passo na batalha pela dominação da próxima geração de redes móveis, o governo dos Estados Unidos anunciou nesta quinta-feira, 25, a criação de uma Estratégia Nacional de Espectro voltada à 5G. O presidente Donald Trump designou a Secretaria de Comércio para trabalhar com as agências reguladoras "em todos os níveis" para o desenvolvimento do plano. A Secretaria deverá reportar anualmente ao presidente com atualizações para alocação de frequências. Trump também criou no mesmo memorando uma "força tarefa" voltada à estratégia de espectro.

A ideia é proporcionar uma agenda para desenvolver tecnologias inovadoras para a estratégia, que deverá estudar como melhorar a gestão de espectro e as prioridades em pesquisa e desenvolvimento. Também deverá criar um cronograma para reguladores e reservar frequência para bandas militares e de segurança. "O presidente Trump entende que precisamos de uma abordagem de olho no futuro para gerenciar o espectro que promove nossos interesses econômicos, enquanto ainda protege nossa segurança nacional", diz o comunicado da Casa Branca.

Trump pediu a elaboração de um relatório sobre como as novas tecnologias vão impactar o "fornecimento de espectro", e como as bandas vão ajudar a indústria a criar mais postos de trabalho. Há ainda a menção de que a estratégia vai ter um papel importante na exploração comercial espacial, embora não tenha detalhado como isso aconteceria.

Notícias relacionadas

Há mais de dois anos, o fomento à indústria para tornar os EUA líder em 5G já estava na pauta do governo norte-americano. Além de estar no centro das principais estratégias de expansão das operadoras, também foi decisiva para a agência reguladora Federal Communications Commission (FCC) disponibilizasse largas porções de espectro sub-6 GHz e de ondas milimétricas, além de incentivar a implantação de infraestrutura. Tanto que cada tele resolveu adotar uma abordagem diferente nos futuros lançamentos comerciais de suas redes de quinta geração. Por enquanto, todas focam no acesso fixo-móvel (FWA), enquanto handsets compatíveis ainda não chegam ao mercado.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui
Captcha verification failed!
CAPTCHA user score failed. Please contact us!