Crise faz FCC perdoar dívidas de leilões nos EUA

Pela primeira vez desde a sua criação, a Federal Communications Commission (FCC) flexibiliza suas decisões devido à grave crise do setor e permite que grandes operadoras de celulares deixem de pagar pelas licenças da falida NextWare, compradas em leilão no ano passado. No total, companhias como a Verizon Wireless, AT&T, Cingular e a Voicestream tinham uma dívida de US$ 16 bilhões relativas às suas ofertas.
Durante meses, as empresas tentaram sem sucesso a suspensão do negócio, pois estavam sem fôlego para novos investimentos e sem perspectiva de mercado para as novas operações. A FCC dizia não, alegando que a liberação do pagamento poderia causar danos à integridade do processo do leilão. A agência queria manter a todo custo o princípio do compromisso dos leilões (?you pay what you bid?) para evitar lances feitos apenas para elevar os preços.
Mas a situação ficou tão deteriorada no setor, que a comissão mudou de atitude. De acordo com John Atwood, pesquisador da CCH Washington Service Bureau, a mudança vai dar algum respiro ao caixa das empresas, facilitando principalmente o processo de consolidação. Deve ser reiniciada a temporada de compra, venda e associação de operações já existentes. Os negócios em vista são os da Verizon com a Nextel, da Cingular de olho na T-Mobile. A Sprint também pode mudar de mãos.

Notícias relacionadas
Aliás, mais do que nunca, aumenta a repetição do discurso contra o atual modelo concorrencial no setor. Eli Lapp, analista do BNP Paribas, nessa linha, ressalta que há muito poucos mercados com seis operadores nacionais como nos Estados Unidos. ?A Alemanha é um exemplo do que se provou desastroso?. Esse exemplo dever servir de munição para tentar influenciar a Anatel a flexibilizar o processo de consolidação.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui
Captcha verification failed!
CAPTCHA user score failed. Please contact us!