Gired confirma desligamento da TV analógica em Recife para esta quarta-feira

Foto: Pexels/unsplash.com

O Gired (grupo de implementação da TV digital) confirmou nesta terça-feira, 25, o desligamento do sinal analógico da TV aberta em Recife e em mais 14 municípios da região metropolitana para esta quarta-feira, 26. O Grupo tomou a decisão após pesquisa do Ibope Inteligência verificar que 92% dos domicílios da região já contavam com sinal digital. O switch-off total do sinal analógico afeta uma região com 1,2 milhão de domicílios.

O percentual mínimo para atingir as condições de desligamento (artigo 4º da Portaria 378/2016) é de 90%, considerando uma margem de erro de três pontos percentuais para cima ou para baixo. O Gired vai encaminhar ao ministro de Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações, Gilberto  Kassab, a proposta da data do desligamento. O MCTIC deve editar portaria oficializando o switch-off.

Próximos desligamentos

Notícias relacionadas

O Ibope também apresentou o resultado das primeiras pesquisas que apontam o percentual de domicílios das próximas cidades onde vai haver o desligamento do sinal analógico em 27 de setembro deste ano.  Em Salvador (BA), a digitalização já chegou a 84,82%; em Fortaleza (CE) a 73,07%; em Juazeiro do Norte (CE) a 42,89%; e em Sobral (CE), a 29,70%.

Outra proposta aprovada pelo Gired foi de antecipação em 30 dias da primeira pesquisa sobre o desligamento do sinal analógico na região metropolitana em Curitiba. Marcada inicialmente para 30 de novembro, será realizada em 30 de outubro. O desligamento do sinal na região está marcado para o final de janeiro de 2018.

A TVE desligará seu sinal analógico em Salvador também amanhã, preservando a data inicial do switch-off para a capital baiana, que depois foi adiada para setembro. Segundo a emissora educativa, na madrugada de quarta-feira, 26, às 00h, a transmissão analógica sai do ar e os telespectadores de Salvador e mais 19 municípios poderão acompanhar a programação da emissora exclusivamente pelo canal 10.1 em HD. O percentual elevado da população já apta a receber o sinal digital contribuiu para a decisão.

Cronograma

O desligamento do sinal analógico está marcado para o dia 27 de setembro deste ano em Fortaleza (CE); Salvador  (BA); Juazeiro do Norte (CE) e Sobral  (CE). A previsão de desligamento do sistema no Rio de Janeiro (RJ) e em Vitória (ES) é no dia 25 de outubro. Em Belo Horizonte (MG) e na região metropolitana deverá ser feito em 8 de novembro. E, no interior de São Paulo – Campinas, Franca, Ribeirão Preto, Santos e a região do Vale do Paraíba – deverá acontecer no dia 29 de novembro.

 

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui
Captcha verification failed!
CAPTCHA user score failed. Please contact us!