OUTROS DESTAQUES
TV DIGITAL
Gired confirma desligamento da TV analógica em Recife para esta quarta-feira
terça-feira, 25 de julho de 2017 , 15h17

O Gired (grupo de implementação da TV digital) confirmou nesta terça-feira, 25, o desligamento do sinal analógico da TV aberta em Recife e em mais 14 municípios da região metropolitana para esta quarta-feira, 26. O Grupo tomou a decisão após pesquisa do Ibope Inteligência verificar que 92% dos domicílios da região já contavam com sinal digital. O switch-off total do sinal analógico afeta uma região com 1,2 milhão de domicílios.

O percentual mínimo para atingir as condições de desligamento (artigo 4º da Portaria 378/2016) é de 90%, considerando uma margem de erro de três pontos percentuais para cima ou para baixo. O Gired vai encaminhar ao ministro de Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações, Gilberto  Kassab, a proposta da data do desligamento. O MCTIC deve editar portaria oficializando o switch-off.

Próximos desligamentos

O Ibope também apresentou o resultado das primeiras pesquisas que apontam o percentual de domicílios das próximas cidades onde vai haver o desligamento do sinal analógico em 27 de setembro deste ano.  Em Salvador (BA), a digitalização já chegou a 84,82%; em Fortaleza (CE) a 73,07%; em Juazeiro do Norte (CE) a 42,89%; e em Sobral (CE), a 29,70%.

Outra proposta aprovada pelo Gired foi de antecipação em 30 dias da primeira pesquisa sobre o desligamento do sinal analógico na região metropolitana em Curitiba. Marcada inicialmente para 30 de novembro, será realizada em 30 de outubro. O desligamento do sinal na região está marcado para o final de janeiro de 2018.

A TVE desligará seu sinal analógico em Salvador também amanhã, preservando a data inicial do switch-off para a capital baiana, que depois foi adiada para setembro. Segundo a emissora educativa, na madrugada de quarta-feira, 26, às 00h, a transmissão analógica sai do ar e os telespectadores de Salvador e mais 19 municípios poderão acompanhar a programação da emissora exclusivamente pelo canal 10.1 em HD. O percentual elevado da população já apta a receber o sinal digital contribuiu para a decisão.

Cronograma

O desligamento do sinal analógico está marcado para o dia 27 de setembro deste ano em Fortaleza (CE); Salvador  (BA); Juazeiro do Norte (CE) e Sobral  (CE). A previsão de desligamento do sistema no Rio de Janeiro (RJ) e em Vitória (ES) é no dia 25 de outubro. Em Belo Horizonte (MG) e na região metropolitana deverá ser feito em 8 de novembro. E, no interior de São Paulo – Campinas, Franca, Ribeirão Preto, Santos e a região do Vale do Paraíba – deverá acontecer no dia 29 de novembro.

 

COMENTÁRIOS

Nenhum comentário para esta notícia.

Deixe o seu comentário!

EVENTOS

Principal encontro independente de debate e reflexão sobre políticas setoriais dos setores de telecomunicações e Internet. Organizado há 17 edições pela TELETIME e pelo Centro de Estudos de Políticas de Comunicações da Universidade de Brasília (CCOM/UnB), o evento congrega reguladores, formuladores de políticas, acadêmicos, empresas e analistas para um debate aberto sobre os temas mais relevantes e que serão referência ao longo do ano. Em 2018, estão em discussão uma agenda possível para o setor, o impacto do cenário eleitoral sobre as telecomunicações, a atuação  do Congresso Nacional sobre as políticas do setor de telecomunicações e Internet e as referências regulatórias internacionais.

20 de Fevereiro
, ,
EVENTOS

Principal encontro independente de debate e reflexão sobre políticas setoriais dos setores de telecomunicações e Internet

20 de Fevereiro
 
Top