ONU e UIT promovem evento de inclusão digital para meninas

A Organização das Nações Unidas (ONU), União Internacional de Telecomunicações (UIT) promoveram no último final de semana o TIC TAC Weekend Camp, evento com o objetivo de capacitar por meio de oficinas de tecnologia cerca de 80 adolescentes matriculadas no ensino médio da rede pública do Distrito Federal. As ações, que ocorreram no Centro Educacional do Lago Norte, são ligadas ao cumprimento do objetivo 5 da agenda 2030 da ONU, que tem como meta "alcançar a igualdade de gênero e empoderar mulheres e meninas".

Durante os dois dias de trabalho, as participantes tiveram oficinas de digital storyteling, onde criaram e editaram vídeos em computadores, tablets e smartphones, utilizando softwares de edição. A organização também ofereceu oficinas de programação Scratch, em que as meninas tiveram a oportunidade de criar jogos interativos, além da oficina de desenvolvimento de aplicativos móveis e de programação com Arduino (Robótica).

Para Ana Veneroso, oficial de administração da UIT e coordenadora do evento, a avaliação foi positiva. "Além de trabalhar com a disseminação da tecnologia, abordamos temas importantes para inserção na sociedade, acesso a informação e inclusão social", avaliou.

Notícias relacionadas

Para promover uma interação mais efetiva das meninas, também aconteceram as rodas de conversa, onde foram abordados outros temas como: defesa pessoal, empreendedorismo e independência econômica, violência contra a mulher, autoanálise e empoderamento. "Agora, vamos definir a programação de outros eventos como este, pois há muita demanda neste sentido."

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui
Captcha verification failed!
CAPTCHA user score failed. Please contact us!