AT&T faz proposta por negócio de internet do Yahoo e acirra disputa com a Verizon

Às vésperas de uma definição do vencedor do leilão para comprar o negócio de internet do Yahoo, a disputa ganhou um novo componente com a entrada no páreo da AT&T. A gigante das telecomunicações fez uma oferta e passou a ser forte candidata, junto com sua arquirrival Verizon Communications, a adquirir os ativos de web da empresa, que incluem sua ferramenta de buscas e o site de notícias, informou a Bloomberg nesta quarta-feira, 25, citando pessoas familiarizadas com o assunto.

A AT&T havia decidido anteriormente fazer uma contraoferta, segundo pessoas familiarizadas com o assunto disseram em abril. AT&T manteve um pé no processo de licitação através da empresa de publicidade digital YP Holdings, apoiada por ela. A YP, no entanto, não está mais buscando fazer uma oferta, disse uma fonte.

Na primeira rodada do processo de licitação do seu negócio internet, o Yahoo havia pré-selecionado cerca de dez concorrentes, incluindo a Verizon, maior operadora de celular dos Estados Unidos, considerada a favorita para ficar com os ativos da empresa e que recentemente adquiriu a AOL. Apesar disso, ainda segundo fontes, ela não foi a que apresentou o lance mais alto.

Notícias relacionadas

A Verizon, que quer reforçar os seus meios digitais e o negócio de publicidade online, manifestou publicamente interesse em adquirir o negócio de internet do Yahoo e incorporá-lo à sua divisão AOL.

Com sede em Dallas, no Texas, a AT&T, que tem valor de mercado de cerca de US$ 237 bilhões, seria extremamente beneficiada com a aquisição, pois poderia unir a tecnologia de publicidade baseada em algoritmo do Yahoo com o seu serviço de vídeo móvel, que foi lançado após a aquisição da DirecTV no ano passado, por US$ 48,5 bilhões. AT&T também possui uma joint venture, a Otter Media, de mídia digital, com o grupo de investimento Chernin, do empresário de mídia Peter Chernin.

No início deste mês, AT&T encerrou uma parceria com a Yahoo, que firmou novo contrato para hospedagem de seu portal voltado a clientes móveis e usuários de desktop com a Synacor, empresa de serviços de internet.

Segundo analistas, a AT&T também pode estar interessada no Yahoo para ajudá-la a competir com a Verizon, que comprou a AOL no ano passado e agora tem tecnologia de publicidade e ativos de mídia que são semelhantes aos do Yahoo.

O processo de licitação do Yahoo deve continuar por mais duas ou três semanas. Vários participantes já se reuniram com a administração da companhia para obter informações de due diligence, espécie de pente-fino sobre as contas a empresa e avaliação de riscos do negócio. Segundo o diretor financeiro do JP Morgan Chase & Co., Ken Goldman, a venda dos ativos de internet do Yahoo está "caminhando bem".

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui
Captcha verification failed!
CAPTCHA user score failed. Please contact us!