AT&T propõe a criação de regulação de Internet nos EUA

AT&T

Na quarta-feira, 24, o CEO da AT&T, Randall Stephenson, publicou uma carta aberta conclamando o Congresso norte-americano a criar um "Internet Bill of Rights" – ou seja, uma espécie de Marco Civil da Internet, mas com foco também na camada de conteúdo – que garanta "neutralidade, transparência, abertura, indiscriminação e proteção à privacidade". O executivo também disse que a operadora honrará uma Internet aberta e não bloqueará, estrangulará ou prejudicará o acesso a conteúdo. "Nós nos comprometemos com esses princípios por mais de dez anos. E vamos continuar a cumpri-los ao prover a nossos consumidores uma experiência de Internet aberta com a qual eles estão acostumados", disse ele no texto.

Vale lembrar que a AT&T não mencionou nada sobre acordos de peering e outros aspectos da neutralidade na camada de infraestrutura – a operadora chegou a fazer contratos do tipo com a Netflix em 2014. A companhia também tomou decisões controversas (para consumidores), como a de proibir o uso do recurso de chamadas em vídeo Facetime em iPhones e a de oferecer conteúdo em zero-rating da DirecTV, empresa na qual exerce controle acionário.

Stephenson reconhece que o assunto é denso para o grande público. "Reguladores sob quatro presidentes diferentes tomaram quatro abordagens diferentes. Tribunais indeferiram decisões regulatórias. Reguladores reverteram seus predecessores. E porque a Internet é tão crítica para todo mundo, é compreensivelmente confuso e um pouco preocupante quando você ouve que as regras mudaram recentemente mais uma vez", explica. "É chegado momento de o Congresso acabar o debate de uma vez por todas ao criar novas leis que governem a Internet e protejam consumidores", afirma.

Notícias relacionadas

A proposta, porém, parece ser dirigida não apenas na camada de conectividade, mas também para regular a de conteúdo. "A legislação não só garantiria que os direitos do consumidor estejam protegidos, mas dariam também regras consistentes do ambiente para todas as companhias de Internet por todos os websites, conteúdos, dispositivos e aplicativos", declara.

Stephenson diz que a AT&T trabalhará com o Congresso, com outras companhias de Internet e grupos de consumidores nos próximos meses para pressionar pela criação desse projeto de lei.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui
Captcha verification failed!
CAPTCHA user score failed. Please contact us!