Depois de multar empresas, Cade aprova venda da divisão de decoders e modems da Cisco para a Technicolor

Depois de multar a Cisco e a Technicolor em R$ 30 milhões por consumação de operação antes da autorização do órgão antitruste (gun jumping), na semana passada, o Conselho Administrativo de Defesa Econômica (Cade), aprovou, sem restrições, a venda pela Cisco de sua unidade de fabricação de set-top boxes e de modems para sistemas de acesso condicionado para a empresa francesa. Embora sem uma definição precisa sobre mercado relevante dos dois equipamentos, a superintendência do Cade entende que a operação "não suscita preocupações concorrenciais". A operação global entre as duas empresas foi anunciada em meados do ano passado e concluída em novembro.

De acordo com o parecer do Cade, as requerentes ressaltaram que a transação permitirá à Technicolor prestar um melhor atendimento aos seus consumidores, combinando os amplos portfólios de produtos complementares e tecnológicos própria empresa francesa e da Cisco, bem como possibilitará um aumento imediato em sua escala, para que possa responder melhor à demanda de grandes consumidores.

Segundo o Cade, o Sistema de Acesso Condicionado ("CAS") é uma tecnologia voltada para a proteção de conteúdo, especialmente conteúdo de televisão, utilizada pelas operadoras de TV paga e operadoras de telecomunicação para limitar o acesso dos assinantes aos serviços da televisão por assinatura. Tradicionalmente, o CAS inclui componentes de software para os headends bem como componentes de softwares e hardware dos decodificadores de televisão. O sistema utiliza uma combinação de criptografia e decriptografia para impedir o acesso não autorizado aos sinais de televisão – tipicamente conteúdo pago de televisão sob demanda para assinantes. O CAS também pode incluir smartcards contendo microprocessadores especializados ou ser implementado em soluções sem o uso de cartões, casos em que o microprocessador prevê um número determinado de chips processadores de mídia, que contem códigos de segurança especializados

Notícias relacionadas

NET, Sky, Telefônica, Viacabo, que usam esse tipo de tecnologia, afirmaram, em ofícios, que a fabricação local desses equipamentos torna-se mais econômica do que a importação deles. Mas salientam que existe concorrência global nesses mercados. O Cade ressalta ainda que, se considerado o cenário mundial, a operação não gera concentração acima de 20% em nenhum dos cenários analisados, quais sejam: mercado de conversores a cabo e mercado total de conversores.

Multa

A multa aplicada pelo Cade pela prática de gun jumping, de R$ 30 milhões, será paga pelas empresas em quatro parcelas, corrigidas pela Selic. Os recursos vão para o Fundo de Defesa dos Direitos Difusos.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui
Captcha verification failed!
CAPTCHA user score failed. Please contact us!