Anatel concede licença de SCM à Tess

O conselho diretor da Anatel concedeu na reunião desta quarta-feira, 23, autorização de Serviço de Comunicação Multimídia (SCM) para a Tess, operadora celular na banda B no interior e litoral do Estado de São Paulo. Recentemente o Conselho da Anatel concedeu uma autorização semelhante para a TCO, outra celular, com atuação na região Centro-Oeste.
Segundo o superintendente de serviços privados da Anatel, Jarbas Valente, as empresas do serviço móvel "descobriram" o SCM com um meio de melhorar o desempenho de suas redes. Como ele explica, atualmente as empresas de telefonia móvel tendem a optar por sistemas de rádio ponto-multiponto entre as centrais de comutação (CCCs) e as estações radiobase (ERBs), em vez de fibras ópticas, que além de serem mais caras demandam mais tempo de instalação.
Com o desenvolvimento e barateamento dos equipamentos para transmissão ponto-multiponto em 3,5 GHz e 10,5 GHz, as operadoras do serviço móvel tendem a utilizar cada vez mais estes equipamentos para fazer a interligação. E a necessidade de obter uma licença de SCM está relacionada com a designação pela Anatel destas faixas de frequência para o serviço, assim como para o STFC.

Notícias relacionadas
Além da vantagem de operar sistemas de menor custo, na opinião de Valente, "de quebra", estas empresas poderão oferecer o SCM para usuários com o sinal gerado a partir de suas CCCs e retransmitido pelas ERBs.
Na mesma reunião desta quarta-feira, o conselho diretor aprovou de forma definitiva os editais para licitação das faixas de 3,5 GHz e 10,5 GHz. O cronograma da licitação ainda não foi divulgado pela agência.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui
Captcha verification failed!
CAPTCHA user score failed. Please contact us!