Brasil Telecom quer fatia da telefonia IP

A voz sobre IP está tirando o sono das operadoras de telefonia, mas estas estão se mexendo para não ficarem de fora desse mercado. Com as constantes reduções de custo das tarifas, é de se esperar que as empresas tradicionais queiram contar com novas receitas, e a telefonia IP apresenta-se como um grande negócio, explicou José Gama Júnior, gerente de Projeto VoIP da Brasil Telecom.
A empresa, que conta com 11 milhões de terminais instalados, começou a investir em 1999 numa rede NGN IP com protocolo MPLS, para oferecer mais serviços. Hoje, oferece o PABX Virtual com uma rede IP Centrex com solução hospedada pela operadora e a funcionalidade de proteção com softswitch. O público-alvo são empresas públicas, área de saúde e educação e pequenas e médias empresas. Oferece ainda o PABX IP, para a área corporativa, onde a rede local pertence ao cliente com gerenciamento remoto da operadora. ?As empresas devem fazer um estudo da rede antes de implantar o sistema, sendo mais barato usar a central da operadora para este serviço?, diz Gama.
A empresa aposta no PABX Virtual que roda no mundo IP e aproveita a rede legada, usando terminais convencionais, como ramal de IP Centrex. Nesta modalidade, a Brasil Telecom conta com capacidade instalada de 100 mil ramais virtuais no País. ?A economia em chamadas de longa distância pode chegar a 50% de ramal a ramal no PABX Virtual?, destaca Gama. O PABX pode ser hospedado no data center do cliente, gerenciado pela operadora ou conectado por uma rede privativa virtual (VPN). A Brasil Telecom conta com cerca de 850 mil clientes de banda larga e espera ampliar os negócios de telefonia IP neste segmento.

Notícias relacionadas
Segundo o instituto de pesquisa Piramyd Research, até 2009 serão 234 milhões de usuários de VoIP no mundo. A receita no Brasil com esse segmento de serviços deve chegar a R$ 5,7 bilhões neste mesmo ano.
Gama participou do painel ?Riscos e benefícios da adoção da telefonia IP?, em evento que discutiu esta tecnologia, em São Paulo.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui
Captcha verification failed!
CAPTCHA user score failed. Please contact us!