OUTROS DESTAQUES
3G
Operação comercial será apenas em 2007, espera UMTS Forum
quinta-feira, 24 de junho de 2004 , 18h58 | POR REDAÇÃO

A terceira geração só deve ser lançada comercialmente no Brasil em 2007. Essa é a expectativa de Jean-Pierre Bienaimé, presidente do UMTS Forum. Ele espera que a Anatel realize o leilão em meados de 2005 e que as operadoras, em seguida, levem cerca de 18 meses para implementar suas redes.
O executivo acredita que a cobertura será progressiva, começando pelas grandes áreas urbanas. Ele citou pesquisas européias que prevêem um retorno do investimento em redes WCDMA em sete anos. Bienaimé calcula que a evolução de uma rede EDGE para WCDMA custe cerca de 50% do preço de construção de uma rede WCDMA completamente nova.

Vivo

Mario Baumgarten, presidente do UMTS Forum para América Latina, sugeriu que a Vivo siga o exemplo das operadoras coreanas SKT e KDF: ambas operam em CDMA, mas compraram freqüências em 1,9 GHz e irão operar em WCDMA, padrão do UMTS Forum para a 3G. ?A Vivo está em uma situação desconfortável?, afirmou Baumgarten, que entende que a operadora terá falta de espectro no futuro.
Valerijonas Seivalos, vice-presidente da Qualcomm, respondeu: ?a Vivo pode competir por ainda muitos anos com o espectro que tem atualmente em 850 MHz?. Todavia, ele admite que possa ser interessante para a operadora adquirir freqüência em 1,9 GHz. Seria uma decisão estratégica, principalmente para se preparar caso o WCDMA ganhe muita escala ao redor do mundo.
Bienaimé e Seivalos estiveram presentes no 4o Congresso GSM Brasil, encerrado nesta quinta-feira, 24, no Rio de Janeiro. Este foi o primeiro evento GSM na América Latina em que a Qualcomm participou como patrocinadora e ministrando uma palestra.

COMENTÁRIOS

Nenhum comentário para esta notícia.

Deixe o seu comentário!

EVENTOS

O Painel TELEBRASIL, mais tradicional encontro de posicionamento do setor de telecomunicações, discutirá em 2018 os rumos da indústria depois do ciclo de sucesso completado com os 20 anos da privatização do sistema estatal de telecomunicações. A realidade da Internet das Coisas, a chegada da tecnologia de 5G, a necessidade um ambiente mais flexível e dinâmico para os investimentos essenciais a esta nossa etapa e um modelo preparado para o futuro são alguns dos desafios em debate, com presença dos presidentes das principais empresas prestadoras de serviços e provedoras de tecnologias, além de autoridades, reguladores e especialistas.
Em sua edição de número 62, o Painel TELEBRASIL 2018 ganha um dia a mais de debates, com mais espaço e oportunidades para a troca de informações, relacionamento e atualização, tanto para profissionais da indústria quanto para reguladores e formuladores de políticas, que têm acesso gratuito ao evento (mediante inscrição prévia). É o espaço em que as principais lideranças da indústria marcam posição em relação a estratégias, tecnologias e políticas públicas neste novo ciclo.

22 de Maio a 24 de Maio
Royal Tulip Brasilia Alvorada, DF, Brasil
EVENTOS

Evento oficial da Associação Brasileira de Empresas de Telecomunicações, o Painel TELEBRASIL, mais tradicional encontro de posicionamento do setor. É o espaço em que as principais lideranças da indústria marcam posição em relação a estratégias, tecnologias e políticas públicas.

22 de Maio a 24 de Maio
Royal Tulip Brasilia Alvorada, DF, Brasil
Top