Operação comercial será apenas em 2007, espera UMTS Forum

A terceira geração só deve ser lançada comercialmente no Brasil em 2007. Essa é a expectativa de Jean-Pierre Bienaimé, presidente do UMTS Forum. Ele espera que a Anatel realize o leilão em meados de 2005 e que as operadoras, em seguida, levem cerca de 18 meses para implementar suas redes.
O executivo acredita que a cobertura será progressiva, começando pelas grandes áreas urbanas. Ele citou pesquisas européias que prevêem um retorno do investimento em redes WCDMA em sete anos. Bienaimé calcula que a evolução de uma rede EDGE para WCDMA custe cerca de 50% do preço de construção de uma rede WCDMA completamente nova.

Vivo

Notícias relacionadas

Mario Baumgarten, presidente do UMTS Forum para América Latina, sugeriu que a Vivo siga o exemplo das operadoras coreanas SKT e KDF: ambas operam em CDMA, mas compraram freqüências em 1,9 GHz e irão operar em WCDMA, padrão do UMTS Forum para a 3G. ?A Vivo está em uma situação desconfortável?, afirmou Baumgarten, que entende que a operadora terá falta de espectro no futuro.
Valerijonas Seivalos, vice-presidente da Qualcomm, respondeu: ?a Vivo pode competir por ainda muitos anos com o espectro que tem atualmente em 850 MHz?. Todavia, ele admite que possa ser interessante para a operadora adquirir freqüência em 1,9 GHz. Seria uma decisão estratégica, principalmente para se preparar caso o WCDMA ganhe muita escala ao redor do mundo.
Bienaimé e Seivalos estiveram presentes no 4o Congresso GSM Brasil, encerrado nesta quinta-feira, 24, no Rio de Janeiro. Este foi o primeiro evento GSM na América Latina em que a Qualcomm participou como patrocinadora e ministrando uma palestra.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui
Captcha verification failed!
CAPTCHA user score failed. Please contact us!