Hispamar inaugura novo centro de controle de satélites no Rio de Janeiro

Com investimentos de mais de R$ 40 milhões, a operadora satelital Hispamar inaugurou nesta quarta-feira, 24, seu novo teleporto e centro de controle de satélites, localizado em Serviente, no Rio de Janeiro. Segundo a filial brasileira do grupo espanhol Hispasat, o novo centro tem área de 30 mil m², conta com 33 antenas e permitirá futuras expansões – o plano da empresa é de ampliar a frota e atuação na América Latina. 

O novo centro foi anunciado ainda em julho de 2016 e a conclusão acontece dois anos após o previsto inicialmente devido à demora em obter as licenças necessárias para obras e funcionamento das novas instalações. Ele substitui a antiga estação terrena em Guaratiba (RJ), em operação desde 2003 e que já não conseguia abrigar as antenas e controles necessários à operação da empresa com seu plano de expansão. Agora, o centro em Serviente utilizará sete novas antenas de alto desempenho de 3,8 metros de diâmetro, cinco delas destinadas à monitoração de portadoras e duas para telemetria e telecontrole da frota de satélites Amazonas.

Duas antenas de 8,1 metros de diâmetro (uma com banda Ku e outra com banda C) foram migradas de Guaratiba, assim como uma antena de banda Ku BSS de 4,8 metros. Também foram transportadas para o novo teleporto 22 antenas VSAT (de pequeno porte), além de ter instalada uma nova antena de 7,3 metros para preparar a hub de prestação de serviços. No total, são 33 antenas, duas plataformas de banda larga para "serviços gestionados" e equipamentos para controle da frota de satélites. A Hispamar contará com uma equipe de 62 profissionais, entre engenheiros e técnicos, para operar o complexo com disponibilidade de 24/7. 

Notícias relacionadas

As operações da Hispamar já foram totalmente transferidas para o novo centro, um processo que levou aproximadamente dois meses para ser concluído e envolveu "praticamente toda a equipe técnica", segundo o diretor técnico da companhia, Alexandre Mello, em comunicado. O novo centro está conectado ao teleporto de Arganda del Rey, na Espanha, e ao antigo centro de Guaratiba, que será mantido como backup, oferecendo redundância aos clientes.

O centro e teleporto de Serviente vai monitorar e operar os satélites da frota Amazonas, nas posições orbitais 74º Oeste e 61º Oeste. A companhia oferecerá pela nova instalação serviços de telecomunicações, como transmissão de conteúdos audiovisuais para TV e ensino à distância, redes corporativas, backhaul para telefonia móvel e conectividade de alto throughput disponível no satélite Amazonas 5, que oferece capacidade HTS em banda Ka com cobertura no Brasil e no restante da América Latina.

A implantação do centro de controle contou com a participação dos parceiros Sertenge, Creative, PRTI, GlobalSystem, apc/schneiderAPCr e Stemac, empresas encarregadas das obras de construção; além de Indra, General Dynamics, EngSat e Master Service, responsáveis pelo fornecimento e instalação das antenas. A Hispamar diz que o novo centro em Serviente foi planejado com base em posicionamento sustentável, utilizando sistema de aproveitamento de água de chuva para reuso. Além disso, está prevista a instalação de painéis solares para a geração de energia fotovoltaica.

1 COMENTÁRIO

  1. Uma pena essa infraestrutura não ser em Brasilia,precisamos de Empresas Nacionais e Multinacionais nesse local chamado Brasilia Capital apenas da Politica e nada mais; incentivo fiscal para que a área de Telecom/TI cressa fazendo com quê varias empresas se interessem por terem aqui nessa região suas dependências e ponto de rede estratégico; os técnicos almejam que o Mercado se volte para cá!!!

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui
Captcha verification failed!
CAPTCHA user score failed. Please contact us!