Anatel marca reunião extraordinária do conselho para debater TAC da Telefônica

A Anatel realiza nesta quarta, 25, uma reunião extraordinária do seu conselho diretor com apenas um item em pauta: o Termo de Ajustamento de Conduta da Telefônica. O relator da matéria, que foi sorteada novamente no último dia 19, é Leonardo Euler de Morais, que vem trabalhando para encontrar uma alternativa à viabilização do TAC. A área técnica da agência, conforme noticiou TELETIME na semana passada, é contrária à celebração do acordo.

Ainda não se sabe se o conselheiro Otávio Rodrigues, originalmente designado relator, votará ou não, pois existe uma dúvida sobre a aplicação do regimento da agência à luz do princípio da prejudicialidade, avocado pelo conselheiro para devolver a matéria para redistribuição. A procuradoria da agência foi chamada a se manifestar sobre esta dúvida. De qualquer maneira, a posição de Otávio Rodrigues é conhecida e contrária ao TAC, desde o primeiro momento em que o acordo foi colocado ao conselho. Se houver empate, o voto de Juarez Quadros prevalece.

O que a agência deverá discutir agora é se existe a viabilidade de celebrar o TAC diante das condicionantes colocadas pelo TCU e das condições aceitas pela empresa. Sabe-se que o TAC diminuiu de valor pelo risco de prescrição de parte das multas (R$ 450 milhões) e que a Telefônica pediu para ter excluídas as cidades de Belém e Palmas do acordo de cobertura com rede de fibra E é justamente sobre os compromissos de FTTx que está a a maior polêmica, pois a área técnica entende que a tele não apresentou dados que comprovassem os critérios de cobertura exigidos pelo TCU. A pressa na solução do problema se deve ao fato de que Leonardo Euler estará ausente do país em missão oficial entre o final de abril e o começo de maio, período que coincide com o prazo final dado pelo TCU para que a agência se manifeste (9 de maio). Ainda se espera que a telefônica, de última hora, possa apresentar novas condições ao conselho.

Notícias relacionadas

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui
Captcha verification failed!
CAPTCHA user score failed. Please contact us!