Texto final coloca neutralidade como nota de rodapé

O texto final do NetMundial, batizado de "Multistakeholder Statement of São Paulo" foi apresentado na noite desta quinta-feira, 24, sem muitas alterações em relação à versão pré-evento. As mudanças mais significativas foram a inclusão da neutralidade como uma espécie de nota de rodapé para ser discutida em futuros fóruns e a reformulação da redação do parágrafo 2 do item 3 (antigo parágrafo 35), que tratava de vigilância em massa.

Notícias relacionadas
"Pode não ser um documento perfeito, mas é o resultado de um processo de baixo para cima que agrega contribuições de múltiplos setores dos quatro cantos do mundo", afirmou o presidente do Comitê Executivo do NetMundial, Virgílio Almeida. Ele reconheceu, entretanto, que o item que falava em neutralidade não foi satisfatório. O tópico foi abordado de forma indireta no princípio "Espaço não-fragmentado e unificado", que determina que "a Internet deveria continuar a ser a 'rede-das-redes' coerentemente global, interconectada, estável, desfragmentada, flexível e acessível, baseada em um conjunto de identificadores únicos e que permite informações/pacotes a ter fluxo livre fim-a-fim independente do conteúdo legal". Ao final, há apenas uma única menção  – sem definição ou especificidade – de que o tema "neutralidade de rede" seja debatido em futuros fóruns após o NetMundial.

Isso gerou descontentamento. O secretário de telecomunicações do Ministério das Comunicações, Maximiliano Martinhão, reconheceu que houve tensão no começo da reunião do Comitê Executivo Multissetorial de Alto Nível (HLMC). O ministro Paulo Bernardo teria dado um ultimato para a inclusão da neutralidade de rede, criando-se um mal estar entre os membros. Nos corredores do hotel no qual aconteceu o evento, comentou-se que o embate criou atritos (maiores) entre Virgílio Almeida e o ministro Bernardo. A Almeida teria sobrado o papel de reconciliar os membros e baixar o tom para incluir o termo na redação final, ainda que de forma tímida.

Uma fonte relatou a este noticiário que o documento ficou muito próximo de voltar à estaca zero, com a eliminação por completo do termo. "Estava muito no tudo ou nada, e isso iria levar a um racha", disse. Membro do HLMC, a fonte se disse satisfeita com o resultado final, "principalmente considerando o tempo apertado", e até melhor do que os rascunhos anteriores. Tanto Bernardo quanto Almeida afirmam que o setor privado (especialmente operadoras), Estados Unidos e Comissão Europeia (com reforço da França) foram os maiores opositores à neutralidade. Por outro lado, para as operadoras ficou uma frase importante no documento, na parte que trata dos princípios para a viabilização de um ambiente sustentável para a inovação e criatividade. O documento diz explicitamente que o "empreendimento e o investimento em infraestrutura são componentes essenciais para um ambiente viabilizador".

Espionagem

Outro ponto polêmico foi o da Vigilância em Massa. Demi Getschko, do NIC.br, afirmou que foi reformulado o parágrafo 35, fruto da imensa maioria de críticas durante as contribuições desta manhã. No documento final, ficou confinado em um parágrafo resumido que diz que a prática "sabota a confiança na Internet e no ecossistema de governança de Internet". Mas o texto reconhece que a coleta de dados "deveria ser conduzida em acordo com a Lei de Direitos Humanos", empurrando mais discussão para fóruns como Conselho de Direitos Humanos e Fórum de Governança da Internet (IGF).

A redação final apresentada pré-evento dava validade à prática de monitoramento, e isso levou a muitos setores – especialmente da sociedade civil – afirmarem que a bisbilhotagem é uma "ofensa" aos direitos humanos. "Por definição, vigilância em massa não é consistente com os direitos humanos e valores democráticos", declarou mais cedo o representante do governo da Polônia. A mesma posição foi dada pelo Canadá. Um representante da sociedade civil foi mais enfático: "A constituição de vigilância em massa, especificamente da Suécia, Estados Unidos, Reino Unido, Nova Zelândia, Austrália e outros países, está interferindo seriamente na forma como as pessoas expressam seu direito a usar o software em anonimato", disse. "Em países como China e Síria, vemos as mesmas coisas (sendo consideradas) como censura ativa", compara. "Para os negócios, é ruim porque quando a NSA pode ver os registros dos clientes, eu não posso mais garantir a integridade financeira das transações", disse um representante do setor privado.

Mais alterações

A surpresa foi a inclusão da menção à proteção aos direitos autorais no princípio de liberdade e acesso à informação, que diz que "todo o mundo deveria ter direito ao acesso, compartilhamento, criação e distribuição da informação na Internet, consistente com os direitos autorais e de criadores como estabelecido em lei". Essa adição veio de uma única contribuição mais contundente realizada por um representante da Motion Pictures Association na quarta-feira, com lobby forte da industria audiovisual norte-americana. A justificativa para a inclusão, segundo Martinhão, do Minicom, é que a Declaração de Direitos Humanos já incluía o assunto, então se justificaria mencionar o tópico.

O fortalecimento do IGF (Internet Governance Forum) com recomendações de melhorias feitas em grupo de trabalho da Nações Unidas é agora sugerido no roadmap, para tais melhorias "serem implantadas até o final de 2015", bem como a extensão do mandato de cinco anos e da garantia de financiamento estável e previsível ao fórum.

ICANN e IANA

A transição das funções da Internet Assigned Names Authority (IANA) foram abordadas como a cartilha norte-americana: exigência de modelo multissetorial, prevendo completar a transição até setembro de 2015, quando termina o contrato com o Departamento de Comércio dos EUA. A redação manteve o tom genérico. "A transição deveria ser conduzida de maneira cautelosa, com foco em manter a segurança e estabilidade da Internet, promovendo o princípio de participação igualitária entre todos os grupos stakeholders".

O texto diz que espera que a globalização da Internet Corporation for Assigned Names and Numbers (ICANN) leve a uma "organização realmente internacional e global, servindo ao interesse público com mecanismos de transparência e imputabilidade verificável claramente implantadas que satisfaçam os requerimentos tanto dos setores internos quanto da comunidade global". Ou seja: nas regras dos Estados Unidos.

A íntegra do documento está disponível no site TELETIME.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui
Captcha verification failed!
CAPTCHA user score failed. Please contact us!