Coronel Waldemar Gonçalves assume a Telebras

O coronel Waldemar Gonçalves Ortunho Junior tomou posse do cargo de presidente da Telebras nesta quinta-feira, 24, após ter sido eleito em reunião extraordinária realizada pelo Conselho de Administração da empresa no final da tarde de quarta-feira, 23. O novo presidente foi escolhido pelo ministro de Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações (MCTIC), Marcos Pontes, por sua experiência em gestão e seu conhecimento no setor de telecomunicações.

O novo presidente já assume com a tarefa de destravar o contrato com a Viasat, de forma definitiva, no Tribunal de Contas da União (TCU), para viabilizar o programa de conectividade com o Satélite Geoestacionário de Defesa e Comunicações (SGDC). O Tribunal liberou o andamento dos projetos em que as empresas são parceiras, mas estabeleceu que algumas cláusulas do contrato sejam alteradas. E o prazo dado para que as mudanças ocorram vence em 6 de fevereiro. A Viasat, por sua vez, declarou recentemente que as negociações estariam caminhando bem para a entrega do novo contrato no prazo.

Waldemar Ortunho foi representante do então Ministério das Comunicações no Grupo Gestor da TV Digital e gestor do projeto de roaming internacional de Telefonia Móvel para a América do Sul. Como engenheiro militar, no Ministério da Defesa serviu na Diretoria de Telecomunicações e no Gabinete do Comandante do Exército, onde gerenciou o projeto de rede telemática. Foi coordenador da área de tecnologia no Estádio Mané Garrincha, em Brasília, na Copa das Confederações Fifa de 2013, e na Copa do Mundo de 2014.

Notícias relacionadas

Ortunho é formado em Engenharia Eletrônica pelo Instituto Militar de Engenharia, com pós-graduação em Engenharia Elétrica pela Universidade de Brasília (UnB). Profissional com 40 anos de experiência nos Ministérios da Defesa (Exército Brasileiro) e das Comunicações, atuando nas áreas de Tecnologia da Informação, com ênfase em telecomunicações, radiodifusão e informática. Foi designado representante do governo brasileiro na Escola Politécnica do Exército Equatoriano, em Quito, com a função de assessor/instrutor na área de processamento digital de sinais.

1 COMENTÁRIO

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui
Captcha verification failed!
CAPTCHA user score failed. Please contact us!