Sonaecom defende OPA e critica Vivo

A Portugal Telecom realizou nesta quarta-feira, 24, uma assembléia geral extraordinária (AGE) para deliberar sobre a desblindagem dos estatutos da empresa apenas para a oferta da Sonaecom, questão que deve ser analisada no próximo dia 2 de março. A assembléia vai analisar a separação da PT Multimedia e o fim do limite de 10% de participação de acionistas na PT. Esse movimento é uma das condições impostas pela Sonaecom para o sucesso da OPA lançada em fevereiro do ano passado. Alguns acionistas da PT, segundo o Diário Econômico, de Lisboa, disseram que votarão contra a desblindagem de estatutos porque não é do interesse dos minoritários. Caso algum acionista fosse vender hoje suas ações teriam uma perda de 7 euros por ação em um período de três anos, levando-se em conta a cotação atual da PT e da PTM e os dividendos futuros.

Defesa da OPA

A Sonaecom também divulgou nesta quarta-feira, um documento de resposta à PT onde desmonta os argumentos da operadora para defender-se da OPA. A PT considera que as OPAs nas telecomunicações têm oferecido 7,5 vezes o Ebitda, enquanto que a Sonae, pelas contas da PT, oferece 6,3 vezes. Segundo a Sonaecom o Ebitda da PT caiu 2,6% até setembro, depois de ajustado à provisão da Angola Telecom. Para a Sonaecom, a PT utilizou dados antigos do ano fiscal de 2005 para ajustar o Ebida e não mencionou as OPAs feitas à Cesky Telecom (6,4 vezes) e a TDC (6,4 vezes).

Notícias relacionadas
Sobre a Vivo, a Sonae salienta que a PT divulga que o Ebitda desta operação "está crescendo lentamente? enquanto o Ebitda da Vivo em moeda local caiu 24,7% de setembro de 2005 a setembro de 2006. A Sonae ainda ironiza sobre o plano estratégico da PT "de encontrar oportunidades de criação de valor nos seus mercados naturais", destacando que "a última vez que a PT considerou ter visto uma oportunidade de criar valor foi na Vivo".

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui
Captcha verification failed!
CAPTCHA user score failed. Please contact us!