OUTROS DESTAQUES
BLOQUEIO DE CELULARES
Bloqueio de celulares piratas começa a partir de 9 de maio de 2018
quinta-feira, 23 de novembro de 2017 , 18h17

O bloqueio de celulares piratas ou adulterados começará a partir de 9 de maio de 2018, no Distrito Federal e em Goiás, para os aparelhos comprados a partir do dia 21 de fevereiro. As notificações começarão no dia 22 de fevereiro nos aparelhos irregulares nos dois estados.

O cronograma do projeto Siga foi aprovado nesta quinta-feira, 23, na reunião do Conselho Diretor da Anatel. O bloqueio não afetará os celulares comprados até o dia 20 de fevereiro no Distrito Federal e em Goiás. Os aparelhos que entrarem na rede a partir do dia 21 de fevereiro e que tiverem irregularidades no IMEI serão notificados já no dia seguinte. Os terminais de dados não serão afetados.

Para os estados do Acre, Rondônia, São Paulo, Tocantins, Região Sul e demais estados do Centro-Oeste, o bloqueio será iniciado no dia 8 de dezembro, para os celulares que entrarem nas bases das operadoras a partir do dia 22 de setembro. As notificações nos celulares piratas terão início no dia 23 de setembro.

Na região Nordeste e demais estados da região Norte e Sudeste, o bloqueio de celulares irregulares somente terá início a partir do dia 24 de março de 2019, valendo só para os aparelhos comprados até 6 de janeiro de 2019.

A agência vai avaliar o sistema entre 8 de agosto e 22 de setembro de 2018 e quer o envolvimento dos órgãos de defesa do consumidor e do Ministério Público. A medida pode afetar milhares de consumidores do serviço. De acordo com a Anatel e as operadoras, cerca de um milhão de novos aparelhos entram nas redes das prestadoras mensalmente.

O IMEI é um número de identificação do aparelho único e global. Mas, segundo a Anatel, o consumidor pode verificar, antes de comprar um aparelho, se o número que aparece na caixa é igual o que aparece no visor do celular discando #06#. Caso sejam diferentes, há uma grande chance de ser irregular.

COMENTÁRIOS

1 Comentário

  1. Boa noite!

    O número correto para consulta do IMEI é *#06#

Deixe o seu comentário!

EVENTOS

Principal encontro independente de debate e reflexão sobre políticas setoriais dos setores de telecomunicações e Internet. Organizado há 17 edições pela TELETIME e pelo Centro de Estudos de Políticas de Comunicações da Universidade de Brasília (CCOM/UnB), o evento congrega reguladores, formuladores de políticas, acadêmicos, empresas e analistas para um debate aberto sobre os temas mais relevantes e que serão referência ao longo do ano. Em 2018, estão em discussão uma agenda possível para o setor, o impacto do cenário eleitoral sobre as telecomunicações, a atuação  do Congresso Nacional sobre as políticas do setor de telecomunicações e Internet e as referências regulatórias internacionais.

20 de Fevereiro
, ,
EVENTOS

Principal encontro independente de debate e reflexão sobre políticas setoriais dos setores de telecomunicações e Internet

20 de Fevereiro
 
Top