Google também aposta na faixa de 3,5 GHz para 5G nos EUA

Foto: Pixabay

Enquanto operadoras satelitais buscam equilíbrio na oferta de banda C para serviço móvel em 5G nos Estados Unidos, o Google entrou na lista de empresas interessadas no espectro. A companhia defende o uso compartilhado da frequência de 3,5 GHz, também conhecida naquele país como CBRS (Citzens Broadband Radio Service), por meio da tecnologia de gerenciamento inteligente Spectrum Access System (SAS) para o uso de porções ociosas da faixa. Naturalmente, oferecendo uma solução própria de SAS.

O Google sugere que a faixa vai contar com grande densidade de estações radiobase de vários provedores compartilhando o espectro e, "às vezes, até a mesma rede". Por isso, há uma mudança para as empresas na maneira em que planejam, implantam e operam a infraestrutura. "Estamos levando o melhor do Google, como nosso conhecimento geoespacial, infraestrutura de rede e capacidades computacionais para entregar uma suíte de produtos para permitir redes CBRS, começando com o SAS do Google", afirma o senior product manager, Mat Varghese, em post no blog da empresa.

A plataforma do Google é baseada em cloud e foi desenhada para suportar redes densas e com flexibilidade de escala sob demanda. A tecnologia geoespacial utilizada nos serviços Maps, Street View e Earth é utilizada para uma modelagem otimizada para a propagação e atribuição de canal do espectro.

Notícias relacionadas

Regulador

Também nesta terça-feira, a agência reguladora norte-americana, a Federal Communications Commission (FCC), publicou novas regras para o uso da faixa de 3,5 GHz por meio do acesso compartilhado entre entidades públicas e privadas. A intenção é promover investimentos adicionais e incentivar a implantação mais ampla da banda.

A regulação mantém a possibilidade de licença de acesso priorizado (PALs) e de uso geral (GAA), mas a Comissão altera o tamanho das áreas de licenças PALs, expande a validade da outorga para 10 anos (renováveis) e dá subsídios para implantação em áreas rurais e indígenas. As novas regras ainda facilitam a transmissão em canais mais largos enquanto mantêm a proteção para evitar interferências com os outros serviços prestados na mesma faixa.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui
Captcha verification failed!
CAPTCHA user score failed. Please contact us!