Decisão sobre não incidência de ICMS sobre SVA vira definitiva no DF

Foto: pixabay.com

Uma decisão da Justiça do Distrito Federal que reconheceu a não incidência de ICMS sobre serviços de valor adicionado (SVA) como o serviço de conexão à Internet foi confirmada em segunda instância e tornada definitiva, comemorou a Associação Brasileira de Provedores de Internet e Telecomunicações (Abrint) nesta segunda-feira, 23.

A confirmação da sentença e o trânsito em julgado (que encerra a tramitação, não restando mais oportunidade para recurso pelo DF) foram determinados no último dia 24 de agosto, enquanto a decisão em primeira instância data de agosto de 2018. Dessa forma, a unidade federativa se torna a primeira a reconhecer a não incidência do imposto estadual sobre SVA de forma definitiva, impedindo a autuação no DF de provedores regionais que não estejam recolhendo ICMS sobre a parcela de serviço descrita como serviço de valor adicionado.

Segundo a Abrint, a decisão também implica no reconhecimento que "quando um cliente contrata o serviço de Internet, ele está contratando simultaneamente tanto o serviço de comunicação multimídia (SCM), quanto o serviço de conexão à internet (SVA)".

Notícias relacionadas

A entidade lembra que entrou com ações semelhantes em todos os estados da federação. Para a assessoria jurídica da Abrint no processo, a decisão "poderá servir como importante precedente para obtermos também sucesso nos demais Estados".

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui
Captcha verification failed!
CAPTCHA user score failed. Please contact us!