TIM defende compartilhamento de transporte e tecnologia móvel no acesso

O presidente da TIM, Stefano De Angelis, reforçou a ideia de que o setor precisa de mais compartilhamento para a infraestrutura de transporte, e lembrou que a tecnologia móvel pode ser mais simples para implantação de acessos de banda larga fixa. "Quando olhamos a tecnologia wireless, a gente já tem ideia de qual tem que ser uma das soluções. Não é a única para resolver o déficit digital do Brasil, mas tem que ser um dos atores principais", disse ele, lembrando que a tecnologia 4G já alcançou cobertura de 90% da população em três anos. "Um acesso wireless custa seis vezes menos do que um FTTx. O diferencial é o time-to-market."

Para o executivo, backhaul em fibra é "um ativo que interessa", especialmente uma infraestrutura com alcance nacional. Portanto, reforça a ideia de esforço conjunto. "Compartilhamento é um ativo que tem que ser desenvolvido com a indústria e com suporte do poder público", disse durante do Painel Telebrasil 2018 nesta quarta-feira, 23.

De Angelis sugere para o avanço das políticas públicas para inclusão digital: fazer "bom diagnóstico" do setor, disponibilizar recursos, fazer compartilhamento e, no caso da solução móvel, liberar espectro para as teles. "Hoje estamos num ciclo vicioso que não resolve o problema digital, com regulamentação pré-histórica, alta carga tributária, fundos não-aplicados, investimento ineficiente e preço onerado", afirma. "O que queremos como setor é transformação do modelo de regulação, uma carga tributária mais razoável (…) e aplicação de fundos setoriais." Com isso, justifica, investimentos poderão ser mais eficientes e o preço final ao consumidor fica mais acessível.

Notícias relacionadas

 

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui
Captcha verification failed!
CAPTCHA user score failed. Please contact us!