OUTROS DESTAQUES
Painel Telebrasil 2018
TIM defende compartilhamento de transporte e tecnologia móvel no acesso
quarta-feira, 23 de maio de 2018 , 21h09

O presidente da TIM, Stefano De Angelis, reforçou a ideia de que o setor precisa de mais compartilhamento para a infraestrutura de transporte, e lembrou que a tecnologia móvel pode ser mais simples para implantação de acessos de banda larga fixa. "Quando olhamos a tecnologia wireless, a gente já tem ideia de qual tem que ser uma das soluções. Não é a única para resolver o déficit digital do Brasil, mas tem que ser um dos atores principais", disse ele, lembrando que a tecnologia 4G já alcançou cobertura de 90% da população em três anos. "Um acesso wireless custa seis vezes menos do que um FTTx. O diferencial é o time-to-market."

Para o executivo, backhaul em fibra é "um ativo que interessa", especialmente uma infraestrutura com alcance nacional. Portanto, reforça a ideia de esforço conjunto. "Compartilhamento é um ativo que tem que ser desenvolvido com a indústria e com suporte do poder público", disse durante do Painel Telebrasil 2018 nesta quarta-feira, 23.

De Angelis sugere para o avanço das políticas públicas para inclusão digital: fazer "bom diagnóstico" do setor, disponibilizar recursos, fazer compartilhamento e, no caso da solução móvel, liberar espectro para as teles. "Hoje estamos num ciclo vicioso que não resolve o problema digital, com regulamentação pré-histórica, alta carga tributária, fundos não-aplicados, investimento ineficiente e preço onerado", afirma. "O que queremos como setor é transformação do modelo de regulação, uma carga tributária mais razoável (…) e aplicação de fundos setoriais." Com isso, justifica, investimentos poderão ser mais eficientes e o preço final ao consumidor fica mais acessível.

 

COMENTÁRIOS

Nenhum comentário para esta notícia.

Deixe o seu comentário!

EVENTOS
Não Eventos
EVENTOS
Não Eventos
Top