Autoridade italiana de concorrência expande investigação contra Telecom Italia

O órgão regulador de e concorrência de mercado italiano AGCM (Autorità Garante Della Concorrenza e del Mercato) declarou nesta semana que ampliou a investigação iniciada em junho do ano passado contra possíveis violações da Telecom Italia em seu processo de expansão de rede ótica. A entidade afirma que a controladora da TIM Brasil teria aplicado uma "estratégia abusiva destinada a impedir a entrada de novo concorrente de infraestrutura em serviços de comunicação de ultra banda larga".

A AGCM justifica a extensão do procedimento por ter encontrado outro comportamento anticoncorrencial da Telecom Italia com o fornecimento de serviços de acesso a banda larga que poderiam prejudicar outras empresas e limitar a oferta a clientes. Assim, o regulador verificará a existência de uso indevido de informação privilegiada com a posição de poder de mercado dominante da companhia italiana nas atividades de gestão de rede compartilhada, que acabariam por impedir execução do plano de investimento com fibra aberta e limitar desenvolvimento competitivo de ofertas no varejo para serviços concorrenciais.

Em comunicado, a Telecom Italia reiterou que mantém uma conduta correta, dizendo-se "confiante que poderá demonstrar isso com o prosseguimento da investigação". A empresa ainda afirmou que continuará a colaborar com a AGCM para "demonstrar que não está envolvida em nenhum ato ilegal".

Notícias relacionadas

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui
Captcha verification failed!
CAPTCHA user score failed. Please contact us!