Para Alvarez, debate sobre impostos não resolve problema da banda larga

A principal bandeira política das empresas de telecomunicações ao criticarem a atuação do governo no setor de telecom foi questionada nesta terça-feira, 23, pelo governo federal. Trata-se do argumento de que é necessário reduzir a carga tributária sobre os serviços de telecomunicações, situação apontada pelas companhias como o mais forte entrave para uma expansão efetiva dos serviços. Na visão do assessor especial da Presidência da República, Cezar Alvarez, reduzir os debates sobre políticas públicas para o setor a uma discussão sobre desoneração tributária é uma visão equivocada das empresas.
Alvarez coordena a construção do Plano Nacional de Banda Larga (PNBL), proposta de política pública para a massificação da banda larga no País e que é alvo de recorrentes críticas das empresas de telecomunicações. As teles e vários especialistas dizem que o Estado não deveria entrar na oferta de serviços e caberia ao governo estimular as companhias a ampliarem suas ofertas, especialmente por meio da redução da carga tributária. "Acho que tributo é uma discussão específica e não explica tudo", declarou Alvarez, no evento Desafios da Banda Larga realizado pela Momento Editorial, após citar dados que revelam o tamanho do hiato digital no Brasil. Segundo o assessor, 31% dos brasileiros possuem computador e dois terços destes têm acesso à Internet. No entanto, apenas um terço desse grupo com acesso possui conexão em banda larga, e essa diferença (entre os que tem PCs mas não têm banda larga) está crescendo.
Um exemplo de que a desoneração tributária não garante necessariamente a redução dos preços finais da banda larga é a iniciativa do governo de São Paulo de criação do Banda Larga Popular, baseado em um acordo com o Conselho Nacional de Política Fazendária (Confaz) que permite a redução do ICMS nas conexões realizada dentro do programa. Apesar do aval do Confaz, o plano não decolou e tem hoje apenas uma parceira efetiva, a Net, em tese por conta do alto custo dos modems. A Telefônica anunciou a adesão recentemente, mas ainda não está comercializando o plano.

Notícias relacionadas
Outro ponto de crítica feito pelo assessor especial da presidência é colocar a destinação de mais faixas de espectro como via necessária para que as empresas consigam expandir a capacidade de Internet oferecida aos consumidores. Alvarez defendeu a posição de que o País use as diversas tecnologias disponíveis no mercado para a oferta de banda larga, inclusive sistemas móveis, ampliando a disputa entre os players. "Não podemos ficar reféns de uma ou outra escolha tecnológica", afirmou o assessor, citando tecnologias como LTE, WiMAX e PLC como alternativas que podem conviver na oferta. Alvarez voltou a dizer que o governo quer usar a sua rede e a sua atuação como um mecanismo de regulação do mercado.
Engenharia
O governo ainda mantém em segredo os detalhes técnicos do PNBL, que deve ser divulgado em março ou mais tardar em abril, após uma nova reunião ministerial com o presidente Luiz Inácio Lula da Silva. Mas hoje, Cezar Alvarez apresentou uma base esquemática dos objetivos estruturais do plano. Segundo o coordenador do PNBL, o governo pretende chegar a uma rede pública de 31 mil km em fibras óticas até 2014 e gerar um backhaul com raio de 100 km com links de rádio a partir desta rede de fibra.
Com essa projeção, o governo estima que a rede pública poderá atingir um público potencial de 4,278 mil municípios nos próximos quatro anos. Esse pacote de expansão física, incluindo a oferta do acesso final ao consumidor, tem uma projeção inicial de custo ao governo de R$ 15 bilhões. "Seremos extremamente modestos até porque a mesa (de discussões) está se iniciando e não sabemos ainda como tudo vai ser", afirmou.
Alvarez foi questionado pelo consultor Ronaldo Sá, ex-secretário de radiodifusão do Ministério das Comunicações, sobre as necessidades de investimentos. Segundo Ronaldo Sá, prover acesso de 1 Mbps a cada residência onde hoje há deficiência de cobertura das teles consumiria pelo menos R$ 60 bilhões.
Telebrás
Apesar das declarações do presidente Lula na semana passada confirmando a intenção de revitalizar a Telebrás e usá-la no PNBL, Alvarez preferiu ficar longe das polêmicas envolvendo a estatal. O assessor disse que as declarações do presidente confirmam apenas que a Telebrás é a melhor opção de acordo com os estudos feitos pelo governo, mas que não há uma decisão concreta sobre o tema. Essa decisão só deve ser tomada na próxima reunião da cúpula ministerial com Lula, ainda sem data definida.
Alvarez chegou a brincar com a indefinição do dia da reunião. "Não estou conseguindo me acertar com o Cezar Alvarez sobre a agenda do presidente", comentou. A brincadeira se dá pelo fato de que é ele, Alvarez, o responsável pela agenda presidencial diária. A expectativa é que o encontro ocorra no em março ou, mais tardar, no início de abril.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui
Captcha verification failed!
CAPTCHA user score failed. Please contact us!