SVAs começam a ser vendidos por assinatura no celular

Um novo modelo de venda de serviços de valor adicionado (SVA) para telefonia celular chegou ao mercado brasileiro. Trata-se da venda por assinatura, que faz sucesso na Europa há alguns anos. A italiana Dada, presente em mais de dez países, lançou o modelo no Brasil no final de dezembro com as operadoras TIM e Oi. A empresa quer oferecer o serviço em todas as demais operadoras nacionais. Sua estimativa é de alcançar 100 mil assinantes no País até o fim de 2007.
A empresa oferece uma assinatura semanal. O usuário paga um preço fixo por semana (R$ 4,99 na TIM e R$ 5,50 na Oi) e, neste período, tem direito a baixar dois conteúdos não premium (wallpapers, screensavers, ringtones monofônicos e polifônicos) ou um conteúdo premium (jogos, crazytones e truetones). Promocionalmente, a segunda semana é oferecida de graça. O serviço está sendo divulgado principalmente através de banners na internet e links patrocinados em sites de busca. Mas a empresa pretende testar outros veículos, como TV.
A vantagem do modelo de assinatura é ter uma receita garantida por semana. O desafio, porém, é fazer isso funcionar em um país com alta proporção de assinantes pré-pagos. Outro obstáculo é convencer as operadoras de que a assinatura de SVAs não tira receita de voz. ?Este é o grande medo das operadoras. Nossa experiência internacional mostra que a assinatura não canibaliza o serviço de voz. Em vez disso, faz aumentar a Arpu. Tentaremos demonstrar isso também no Brasil?, diz a gerente de operações da Dada no País, Jéssica Barbagallo. Segundo a executiva, no exterior o usuário permanece como assinante do serviço, em média, por quatro semanas.

Notícias relacionadas

Concorrência

A Dada foi a primeira, mas não será a única empresa a oferecer assinatura de SVAs no Brasil. Diversos outros agregadores e desenvolvedores que atuam no País estudam essa possibilidade. Todas as operadoras analisam o assunto. Além disso, há outros grupos internacionais chegando ao País trazendo esse modelo de vendas na bagagem. É o caso da Jamba, uma das maiores empresas de SVA da Europa.
Diversas fontes, porém, alertam para a necessidade de se tomar cuidado com a forma como a assinatura é oferecida ao usuário e a clareza do contrato. Houve muitas reclamações de consumidores na Europa contra algumas empresas que dificultavam o cancelamento da assinatura.
?De fato, tivemos competidores muito agressivos que contribuíram para uma imagem negativa do modelo. Queremos trabalhar junto às operadoras e ao nosso call center para evitar esse tipo de problema?, comenta Jéssica. Segundo a executiva, no caso da Dada o usuário é instruído sobre como cancelar a assinatura na mensagem que recebe de boas vindas. No website da empresa também consta essa informação. Além disto, os usuários podem cancelar a assinatura através do call center.
A Dada faturou 111,4 milhões de euros em 2006, montante 59,4% maior que no ano anterior. Seu lucro líquido em 2006 foi de 12,5 milhões de euros.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui
Captcha verification failed!
CAPTCHA user score failed. Please contact us!