OUTROS DESTAQUES
Satélite
SES-14 chega ao Centro Espacial da Guiana para lançamento em janeiro
sexta-feira, 22 de dezembro de 2017 , 15h46

O satélite SES-14, que cobrirá a América Latina (incluindo o Brasil), Caribe, América do Norte e região do Atlântico Norte com feixes nas bandas C e Ku (e com feixes spots de alta densidade em banda Ku), chegou ao Centro Espacial da Guiana em Kourou, na Guiana Francesa. De acordo com a operadora de satélites SES nesta sexta-feira, 22, o lançamento será feito com o foguete Ariane 5 e está previsto para janeiro de 2018. Ele será posicionado a 47,5° Oeste, posição orbital brasileira conseguida após leilão de 2014.

A empresa diz que a capacidade em banda C será destinada a serviços de vídeo de operadoras na América Latina, enquanto os feixes spots de alta densidade e processamento em banda Ku, servirão ao mercado aeronáutico e aplicações de intenso tráfego como marítimo, backhaul para celular e serviços de banda larga. A SES diz que ainda utilizará banda Ku para serviços VSAT e DTH na América Latina e Atlântico Norte.

O SES-14, que substituirá o NSS-806, também tem carga útil contratada pela agência espacial americana Nasa para a missão de observações do limbo e disco da Terra em escala global (chamada de Gold), proporcionando imagens da atmosfera superior a partir da órbita geoestacionária, estudando mudanças climáticas diariamente da termosfera e ionosfera. A empresa diz ser a primeira parceira comercial a abrigar uma missão científica da Nasa.

O satélite foi construído pela Airbus Defence and Space e é equipado com um sistema elétrico de propulsão por plasma para elevação até a órbita estacionária e manobras de manutenção em órbita. Conta ainda com processador digital transparente (DTP), que a operadora diz ser o primeiro da frota. Ele serve para aumentar a flexibilidade da carga útil e prover soluções personalizadas de banda larga aos clientes.

COMENTÁRIOS

1 Comentário

  1. Erick disse:

    É muito bom ver o Brasil atuando nessa área de satélites…

Deixe o seu comentário!

EVENTOS

O Painel TELEBRASIL, mais tradicional encontro de posicionamento do setor de telecomunicações, discutirá em 2018 os rumos da indústria depois do ciclo de sucesso completado com os 20 anos da privatização do sistema estatal de telecomunicações. A realidade da Internet das Coisas, a chegada da tecnologia de 5G, a necessidade um ambiente mais flexível e dinâmico para os investimentos essenciais a esta nossa etapa e um modelo preparado para o futuro são alguns dos desafios em debate, com presença dos presidentes das principais empresas prestadoras de serviços e provedoras de tecnologias, além de autoridades, reguladores e especialistas.
Em sua edição de número 62, o Painel TELEBRASIL 2018 ganha um dia a mais de debates, com mais espaço e oportunidades para a troca de informações, relacionamento e atualização, tanto para profissionais da indústria quanto para reguladores e formuladores de políticas, que têm acesso gratuito ao evento (mediante inscrição prévia). É o espaço em que as principais lideranças da indústria marcam posição em relação a estratégias, tecnologias e políticas públicas neste novo ciclo.

22 de Maio a 24 de Maio
Royal Tulip Brasilia Alvorada, DF, Brasil
EVENTOS

Evento oficial da Associação Brasileira de Empresas de Telecomunicações, o Painel TELEBRASIL, mais tradicional encontro de posicionamento do setor. É o espaço em que as principais lideranças da indústria marcam posição em relação a estratégias, tecnologias e políticas públicas.

22 de Maio a 24 de Maio
Royal Tulip Brasilia Alvorada, DF, Brasil
Top