Angola Cables quer transformar rota para Luanda em hub

Já em operação desde o início do mês, o Sistema do Cabo do Atlântico Sul (SACS, na sigla em inglês) faz parte da estratégia da operadora de cabos submarinos Angola Cables para tornar um hub para o Hemisfério Sul. A ideia é combinar o sistema com o cabo Monet (que conta com participação da angolana em conjunto com Google, Algar Telecom e a uruguaia Antel) e o Sistema do Cabo da África Ocidental (WACS) para oferecer rotas não só para o país africano, mas também para os Estados Unidos e Europa. A companhia espera mudar "drasticamente" as opções globais de tráfego, melhorando a eficiência de redes que atendem à região.

O cabo, construído e implantado pela NEC, conecta Fortaleza a Luanda e tem como objetivo atender a mercado de provedores de Internet, de serviço em nuvem e de conteúdo over-the-top. De acordo com a Angola Cables, o sistema consegue fazer uma transmissão entre as capitais cearense e angolana ser reduzida de 350 milissegundos para 63 ms. Por meio do roteamento com o Monet, permite também ligar Luanda a Londres e Miami em aproximadamente 128 ms. Já entre Miami e Cape Town (África do Sul), a latência cairá de 338 ms para 163 ms.

Além do início da operação do cabo submarino, a companhia também anunciou lançamento de serviço de peering remoto, que utiliza a infraestrutura para chegar à Europa e aos principais pontos de troca de tráfego (PTTs) europeus pela África. Conforme pontua a empresa, isso significa "não precisar passar obrigatoriamente pelos Estados Unidos".

Notícias relacionadas

"Nossa ambição é transportar pacotes de dados da América do Sul e Ásia, via nosso hub africano usando o SACS, e junto com Monet e WACS, proporcionar uma opção de conectividade direta mais eficiente entre as Américas do Norte, Central e do Sul para África, Europa e Ásia", afirmou em comunicado o CEO da Angola Cables, António Nunes. O cabo tem extensão de mais de 6,2 mil km, capacidade de 40 Tbps e com largura de bandas de 100 Gbps x 100 Gbps em cada par de fibras.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui
Captcha verification failed!
CAPTCHA user score failed. Please contact us!