Claro reafirma estar pronta para ativar rede 3G

A Claro está pronta para ativar o serviço de terceira geração na faixa de 850 MHz; depende apenas da Anatel. A afirmação é do presidente da operadora, João Cox, que afirma que a empresa fez os investimentos dentro das normas da agência e aguarda apenas a homologação dos equipamentos: ?Só temos que dizer onde está cada equipamento, em qual torre?. O executivo não quis detalhar por onde iniciará o serviço, mas os rumores de mercado indicam seis capitais: São Paulo, Rio de Janeiro, Belo Horizonte, Porto Alegre, Recife e Fortaleza. Ao menos para algumas cidades sabe-se quem são os fornecedores. A instalação das estações radiobase foi distribuída para Huawei (Recife, Fortaleza e Brasília) e Ericsson (São Paulo e Rio de Janeiro).
Cox evitou criticar a Anatel pela demora na liberação, ou os concorrentes que também dispõem desta freqüência, como Vivo e TIM, mas alfinetou: ?Nós, diferentemente, somos uma empresa que investe.? Lembrou que a empresa começou como banda B, com a tecnologia TDMA. Depois, passou a investir na faixa de 1,8 GHz e em GSM, prosseguindo na compra de freqüências. Hoje, tanto TDMA quanto CDMA não têm mais futuro. A faixa de TDMA vem sendo esvaziada gradativamente com a migração dos usuários. ?Não estamos aqui para fazer especulação imobiliária com a freqüência?, argumentou Cox, explicando a inclusão de serviços à medida que a faixa de 850 MHz for se esvaziando. Disse que quando a Claro começou a entregar celulares gratuitamente, o tráfego subiu substancialmente (embora não tenha revelado os números). ?O tráfego sainte cresce muito. A rede que era ociosa começa a ficar com capacidade plena?, afirmou.
Em relação à demora da Anatel em homologar os equipamentos ou até na hipótese de vetar o serviço nesta freqüência, o presidente da Claro procurou demonstrar tranqüilidade. Sugeriu que o direito da empresa seria assegurado e que não recorrerá à Justiça. Enfatizou que empresa ainda tem interesse no leilão de 3G, marcado para 18 de dezembro.

Notícias relacionadas

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui
Captcha verification failed!
CAPTCHA user score failed. Please contact us!