NTT Docomo amplia colaboração com vendors para 5G

A operadora japonesa NTT Docomo anunciou nesta quarta, 22, cinco novos vendors que passarão a colaborar em testes e desenvolvimento de tecnologias do que virá a ser o novo padrão de tecnologia móvel, o 5G. Intel, Keysight, Panasonic, Qualcomm e Rohde & Schwarz GmbH se juntam a Alcatel-Lucent, Ericsson, Fujitsu, Huawei, Mitsubishi Electric, NEC, Nokia e Samsung, que trabalham com a NTT no desenvolvimento do 5G desde maio de 2014.

Notícias relacionadas
A ideia é testar chips 5G para dispositivos móveis com a Intel, instrumentos de medição com a Keysight e a Rohde & Schwarz, unidades de controle multifrequência e multibanda com a Panasonic e novas interfaces de radio 5G com a Qualcomm.

A padronização do 5G só deve ocorrer em 2019, e a expectativa da NTT Docomo é de poder ter suas primeiras experiências comerciais ainda em 2020. Os primeiros testes indoor estão previstos para acontecer ainda neste ano fiscal, que se encerra em março de 2016.

Nokia

A NTT divulgou separadamente mais uma parceria com a Nokia para explorar o potencial de interfaces de rádio 5G na frequência de 4,4 GHz a 4,9 GHz. O objetivo é conseguir velocidades de 10 Gbps com latência otimizada em bandas abaixo de 6 GHz. As duas empresas também farão testes de 5G usando frequências não licenciadas entre 5,47 GHz e5,725 GHz combinadas com LTE usando a solução Single RAN Advanced da Nokia.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui
Captcha verification failed!
CAPTCHA user score failed. Please contact us!