Anatel não contestará concessão pelo TRF à Telemar

Luiz Guilherme Schymura, presidente da Anatel, afirmou que a agência não vai recorrer da decisão do 2º Tribunal Regional Federal do Rio de Janeiro (TRF2) que concedeu à Telemar o direito de operar o serviço de longa distância nacional. A justificativa do presidente da Anatel é que a decisão "vai ao encontro do modelo de telecomunicações brasileiro". Apesar disto, Schymura afirmou que a Anatel tem conversando com as empresas para pedir que elas resolvam as questões de telecomunicações no foro apropriado, que é a agência reguladora.
A decisão de ignorar a Anatel foi tomada pela Telemar como uma tática para evitar o mesmo impasse vivido atualmente pela Telefônica, que apesar de ter certificado metas de universalização bem antes da operadora da área I, ainda não pode operar serviços de longa distância inter-regional, por conta de liminares obtidas pela Embratel.
Segundo Schymura, o fato de as decisões da Anatel serem objetos de questionamento na Justiça tem preocupado até empresas celulares interessadas em migrar para o SMP, que temem que o seu direito de realizar fusões seja questionado judicialmente. "E não podemos dar nenhuma garantia a eles", reclamou Schymura.

Notícias relacionadas
Para o presidente da Anatel, uma solução para este impasse poderia ser o governo conceder foro privilegiado para a agência. Assim as decisões seriam dadas apenas pelo Supremo Tribunal Federal, o que iria acelerar os processos, evitando guerras de liminares.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui
Captcha verification failed!
CAPTCHA user score failed. Please contact us!