TIM inicia três testes simultâneos de 5G com 3,5 GHz

A TIM iniciou testes com 5G na faixa de 3,5 GHz em três localidades no Brasil: Campina Grande (PB), Santa Rita do Sapucaí (MG) e em Florianópolis. O presidente da operadora, Pietro Labriola, anunciou a iniciativa durante apresentação no Painel Telebrasil 2019 nesta quarta-feira, 22. Os trials são feitos com acesso fixo-móvel (FWA) em parceria com instituições acadêmicas e conta com as três maiores fornecedoras, Huawei, Ericsson e Nokia; distribuídas em cada cidade. "Somos ecumênicos, assim ninguém fica chateado", brincou o executivo.

Labriola afirma que os testes têm objetivo de a empresa entender melhor o funcionamento da tecnologia. "Fazer em laboratório é uma coisa, lá fora pode ter problema de interferência", diz, ressaltando que a empresa entendeu que o experimento individual seria complementar ao que a Anatel tem executado no Rio de Janeiro com a mesma faixa de 3,5 GHz. O impacto no sinal de TVROs é inclusive um dos motivos pelo qual a TIM optou por começar logo o trial. "É muito importante para nós ter uma efetiva visibilidade do problema de interferência, porque é uma tecnologia ainda muito jovem. Isso vai nos ajudar a entender", diz. O diretor regulatório da operadora, Mário Girassole, completou que o problema não é tão grave. "Nossas avaliações técnicas não verificam essas interferências tão relevantes. Nós vimos que foi muito menor", alega. E alfineta: "Uma coisa é dizer que não quero porque tem interferência, outra é ter interferência porque não quero".

Detalhes

Notícias relacionadas

A TIM tem licença de uso experimental de 100 MHz de capacidade na faixa de 3,5 GHz por 60 dias, prazo que pode ser prorrogado. O acesso FWA terá também objetivo de possibilitar alternativa para levar acesso fixo por rede móvel, de modo semelhante ao que a TIM já faz com a tecnologia WTTx, mas agora com maior robustez do 5G. Em testes realizados na terça-feira, a operadora já atingiu velocidades de 900 Mbps com a tecnologia. Além disso, a empresa experimenta aplicação de realidade virtual e aguarda a possibilidade de replicar o mesmo teste com carros autônomos que a controladora Telecom Italia executou recentemente.

Pietro Labriola diz os testes não indicam uma preferência da operadora em relação à faixa de 3,5 GHz ou mesmo dos fornecedores para a futura implantação da tecnologia 5G. "Hoje estamos fazendo testes com os três fornecedores com tecnologia disponível, então é a melhor coisa a fazer. Ainda é muito cedo para dizer qual vai ser o fornecedor", comenta.

O teste em Florianópolis conta com a parceria da Fundação CERTI, com a Huawei como fornecedora. Nessa iniciativa, a TIM pretende acelerar implantação de aplicações de Cidades Inteligentes, Agricultura Inteligente, Indústria 4.0, Entretenimento, Saúde, Carros Autônomos, e Realidade Virtual.

Em Santa Rita do Sapucaí, os parceiros são a Ericsson e o Instituto Nacional de Telecomunicações (Inatel). A ideia é implantar soluções inteligentes para iluminação, segurança e rastreamento de veículos dentro do contexto de Internet das Coisas. A companhia pretende conectar os postes para cobrir todo o município mineiro com a rede 5G. No futuro, a ideia é instalar câmera de segurança nos postes com solução de identificação facial e estacionamento inteligente.

Já em Campina Grande, os testes são em parceria com o Núcleo Virtus (Núcleo de Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação em Tecnologia da Informação, Comunicação e Automação) da Universidade Federal de Campina Grande (UFCG) e a Nokia. O foco é em Cidades Inteligentes, utilizando plataforma de NB-IoT.

A TIM pretende contar com a experiência da Telecom Italia em testes de 5G com soluções nas cidades de Turim, Bari, Matera e República de San Marino.

1 COMENTÁRIO

  1. …bom saber que a TIM vai pra campo…pq esse assunto das interferências do 5G na Banda C é igual ver aqueles quadros do pintor russo Kandisnky …cada um vê e enxerga coisas diferentes, sobre o mesmo tema. Se por um lado o governo federal precisa de $$ para diminuir o rombo dos cofres públicos, as industrias de Telecom precisam saber muito bem , em que tipo de terreno vão pisar e investir $$. Uma coisa eu sei,,,se não mudarem as leis da física , não vai ser nada fácil fazer os 2 sistemas funcionarem 'harmonicamente' como querem (TV SAT e 5G sem banda de guarda razoável) …e não será nenhum simples LNBf de R$19,00 ~$150,00 que vai solucionar isso …pq o imbróglio será grande aqui no Brasil (diferente da Itália que está imune disso na banda Ku) e com potencial alto de inteferências nas casas de 'milhares de usuários' de TV/via parabólica na Banda C… tenho dito. Tks,MM

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui
Captcha verification failed!
CAPTCHA user score failed. Please contact us!