Desafios do 5G serão maiores do que os do 4G, diz presidente da TIM

Durante apresentação no Painel Telebrasil 2019 nesta quarta, 22, o presidente da TIM Brasil, Pietro Labriola, revelou a estratégia da operadora para testes em 5G no País, mas já deixou claro: sem mudanças, a tecnologia não será viabilizada. "A implantação de 5G não depende de boa vontade. Desculpe, mas os problemas do 5G serão amplificados [em relação aos do 4G]", declarou. Ele diz que o volume de dados será expressivamente maior, e com isso, a demanda e a necessidade de infraestrutura crescem também.

Labriola destaca que a regulação precisa promover o adensamento de estações para suportar a tecnologia. Além disso, o executivo entende que é necessário uma rede de backhaul de alta capacidade, capilarizada e compartilhada. "Não faz sentido furar o chão três vezes", afirmou.

Sobretudo, ele pede que o setor tome atitude, e não fique "apenas no Powerpoint", pois a atratividade de empresas de telecomunicações para investidores corre risco. "O mercado financeiro está preocupado, e precisamos mudar o cenário se quisermos intensificar a capacidade de investir", analisa. "Hoje somos um setor que garante o melhor retorno sobre investimento, mas se não colocarmos a regra certa e o modelo de negócios certo, as ações de telecom não vão ser escolhidas."

Notícias relacionadas

O presidente da TIM ainda reclamou da competição com as empresas over-the-top (OTT). Para ele, uma forma de nivelar o jogo seria permitir às operadoras a monetização de dados da mesma forma como as OTTs hoje fazem.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui
Captcha verification failed!
CAPTCHA user score failed. Please contact us!