Mobilidade a equipamentos para faixas do WiMAX segue restrita

Apesar de ter acenado nos últimos meses com a possibilidade de passar a permitir mobilidade dos equipamentos do WiMAX, a Anatel editou mais um regulamento ratificando que a certificação desses produtos só será concedida caso a mobilidade seja inibida. A resolução n.º 492, que define as normas de certificação para os equipamentos digitais para o serviço fixo com aplicações ponto-multiponto ? é bastante objetivo quanto ao cerceamento da mobilidade. O texto da resulução saiu nesta sexta, 22, no Diário Oficial.
?A declaração deve indicar que as finalidades de mobilidade, incluindo a mobilidade restrita, estarão desativadas quando da comercialização e que não serão fornecidos aos usuários meios para sua ativação?, descreve o documento ao se referir às regras para a emissão do pedido de certificado. Em norma anterior, mais genérica, a Anatel já havia definido que os equipamentos destinado aos serviços fixos (incluindo, por extensão, os com tecnologia WiMAX) não poderiam ter mobilidade.
Há tempos, o tema tem provocado reclamações dos fabricantes na Anatel, que criticam a limitação do uso da tecnologia. A manutenção do bloqueio prejudica também, a longo prazo, os planos do próprio governo. O Ministério das Comunicações aposta no WiMAX como uma forma de universalizar os serviços de internet no País. Sem mobilidade, esse objetivo pode ser afetado ao restringir o alcance das futuras redes em WiMAX.

Notícias relacionadas

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui
Captcha verification failed!
CAPTCHA user score failed. Please contact us!