AT&T quer que fusão com Time Warner seja julgada em 60 dias

Em conferência de imprensa dada após a decisão do Departamento de Justiça dos EUA entrar com uma ação para barrar a fusão com a Time Warner, a AT&T se mostrou indignada com a decisão do governo norte-americano. Segundo Randall Stephenson, CEO da AT&T, a medida vai contra quase cinquenta anos de precedentes e jurisprudência em casos de integração vertical, e se mantida adicionará uma considerável dose de incertezas sobre outras operações de fusão e aquisição ou joint-ventures nos EUA. A AT&T, contudo, afirma que caberá ao DoJ comprovar que a operação traz riscos concorrenciais, e que a empresa espera que o caso vá a julgamento em 60 dias. "O Departamento de Justiça não terá a última palavra. A Justiça terá", disse Stephenson.

A empresa disse que estava em conversas com o DoJ e ofereceu ao órgão todos os remédios possíveis para sanar eventuais preocupações concorrenciais, "dentro daquilo que as regras e a jurisprudência preveem", disse a empresa. A AT&T não detalha quais seriam estes remédios, mas diz que eles não diferem dos casos anteriormente analisados e aprovados pelo Departamento de Justiça. A decisão de uma ação na Justiça foi uma surpresa para a AT&T.

A empresa repetiu, na conferência de imprensa, os argumentos que vêm colocando desde que anunciou a fusão, de US$ 108 bilhões: o mercado de TV por assinatura mudou substancialmente com a oferta de serviços pela Internet. Segundo a empresa, a Netflix é hoje o maior operador de TV por assinatura no mundo com mais de 100 milhões de clientes, sendo cerca da metade deles nos EUA. A Amazon tem outros 16 milhões de clientes nos EUA, e as duas empresas de Internet estariam produzindo uma quantidade descomunal de conteúdos para suas próprias plataformas. A AT&T/DirecTV têm 25 milhões de clientes e a Time Warner não tem marketshare superior a 10% no mercado de programação (ele não especificou o critério, mas possivelmente estava se referindo à audiência). "Em nenhum cenário e em nenhuma hipótese analisada por nossos especialistas, que estudaram anos de precedentes e jurisprudência, essa consolidação não seria aprovada".

Notícias relacionadas

Randall Stephenson tocou na questão da oposição do presidente Donald Trump à fusão, manifestada já na campanha eleitoral. "É preciso falar do elefante na sala: essa decisão do DoJ tem algo a ver com a CNN? Eu não sei", disse, referindo-se à postura de enfrentamento entre Trump e os órgãos de mídia tradicional, especialmente a CNN. De qualquer forma, a AT&T diz que está pronta para o julgamento e quer conhecer as bases das acusações feitas pelo Departamento de Justiça. A empresa reiterou que não existe lógica de um acordo como esse ser destinado a retirar os canais da Time Warner das operadoras concorrentes ou de aumento de preço. "Isso simplesmente não faz sentido. Reiteramos que o objetivo da fusão é criar mais opções para os consumidores e levar os conteúdos da Time Warner para todos os dispositivos", disse.

 

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui
Captcha verification failed!
CAPTCHA user score failed. Please contact us!