Consolidações entre setores de mídia e telecom não podem acontecer no Brasil

A Lei 12.485/2011, que estabelece o marco legal da TV por assinatura, tende a tornar mais complexa a posição do Brasil na geopolítica internacional das fusões e aquisições envolvendo o mercado de mídia e de telecomunicações. A razão para isso é a limitação que a lei estabelece para o controle cruzado entre empresas de telecomunicações e empresas de conteúdo atuantes no Brasil. Uma primeira consequência poderá ser vista caso se concretize o acordo para que a AT&T adquira, nos EUA, o controle do grupo Time Warner, numa fusão estimada em US$ 85 bilhões. A Time Warner é controladora da programadora Turner e de canais como a HBO, a CNN, o TNT, o Esporte Interativo, Cartoon Networks entre muitos outros presentes há mais de 20 anos na TV paga brasileira. A AT&T é controladora da Sky, a segunda maior operadora de TV paga do país com cerca de 5,3 milhões de assinantes. Se a fusão de fato ocorrer, a AT&T muito provavelmente terá que vender a Sky e deixar de atuar no mercado corporativo no país, e ficará definitivamente fora de uma eventual disputa pela Oi ou pela TIM. Ou então, a Time Warner retira suas programadoras de TV paga do Brasil.

A separação de mercados estabelecida na lei brasileira surgiu em decorrência de um acordo. As teles, logo no início da tramitação da Lei do SeAC, ainda em meados de 2007, queriam a liberação do mercado de TV a cabo ao capital estrangeiro. Os radiodifusores, sobretudo a Globo, queriam a proteção contra uma possível competição das teles no mercado de conteúdos, especialmente na disputa por direitos esportivos. O legislador aceitou criar a segregação para diminuir a resistência à tramitação do projeto de lei. A vedação ficou consubstanciada nos artigos 5 e 6 da Lei do SeAC. Pela lei, nenhuma empresa de radiodifusão ou que seja produtora e programadora com sede no Brasil pode deter mais de 50% do capital social e votante de empresas de telecomunicações. E na outra via, empresas de telecomunicações não podem deter mais do que 30% do capital social e votante de empresas de radiodifusão, produtoras ou programadoras com sede no Brasil. E um detalhe: para ser programador de TV paga, é preciso necessariamente ter sede no país.

Além disso, empresas de telecomunicações não podem, pela Lei do SeAC, adquirir direitos de imagem de eventos de interesse nacional nem contratar talentos, a não ser para fins publicitários. É verdade que esses dispositivos da lei são parcialmente cumpridos. Ainda há grupos radiodifusores que controlam operações de TV paga e SCM, por exemplo, mas são casos que não chamam a atenção (ainda que igualmente à margem da lei). Bem diferente de uma AT&T se tornar controladora indireta de uma HBO ou da CNN.

Notícias relacionadas

Nos EUA, a tendência de consolidação entre empresas de conteúdo e empresas de distribuição é crescente, sobretudo para enfrentar as empresas de Internet. A Comcast, maior operadora de cabo dos EUA, é controladora da NBC Universal e de vários canais de TV por assinatura. A Liberty Media é acionista da Discovery Communications e da Liberty Global, uma das maiores operadoras de cabo da Europa. A Verizon adquiriu recentemente a AOL, cuja presença maior é no mercado de Internet mas não deixa de ser uma produtora de conteúdo, com canais como o Vice. E a própria AT&T, quando pagou quase US$ 50 bilhões pela DirecTV, estava de olho inclusive nos direitos exclusivos de conteúdo esportivo da operadora de DTH. Há quem aposte que, em pouco tempo, movimentos de consolidação semelhante começarão a acontecer com empresas europeias.

Por lá, o grupo de mídia francês Vivendi tem presença no mercado de telecom. No Brasil, já foi acionista controladora da GVT, depois vendida para a Telefônica, e hoje é a principal acionista da Telecom Italia, controladora da TIM. Como a Vivendi não tem atuação no mercado de programação brasileiro, não há conflito. Na semana passada a Vivendi lançou, em parceria com a Vivo, um serviço de conteúdo on-demand chamado Studio+, inicialmente para celulares. O serviço só não entra na sombra da Lei do SeAC por ser sob demanda e porque a Vivendi não tem mais relação com a Telefônica.

A America Móvil, logo após a aprovação da Lei 12.485/2011, precisou se desfazer de algumas participações que tinha em empresas de conteúdo atuantes Brasil.

É possível que as teles brasileiras demorem a sentir uma efetiva necessidade de produzir conteúdos no Brasil ou se consolidarem com empresas de mídia, mas mesmo se isso acontecer, a porta estará fechada pela lei. O problema será conciliar essa limitação da lei às eventuais alianças internacionais que possam acontecer.

6 COMENTÁRIOS

  1. Essa lei deveria ser revista, as empresas deveriam poder atuar sem restrições no país, assim aumenta a concorrência e a briga pelo melhor conteúdo e qualidade da rede e estrutura.

  2. Em tempos de reflexão sobre concorrência pelo mercado e especialmente a Anatel, não ficaria surpreso com o posicionamento por essa lei. É óbvio que a vantagem de adquirir uma Time Warner é infinitamente maior que o fato de ter de deixar uma SKY Brasil do lado. No entanto acredito que nos bastidores já devem começar movimentações para que o regulamento mude.

  3. Quando a lei do SeAC foi criada, a realidade era uma. Hoje, a realidade é outra. Todas as leis são feitas para refletir o que a maioria quer numa determinada época. Não adianta criticar a lei, basta que a maioria queira mudá-la.

  4. A lei do SeAC veio exatamente para proteger o conteúdo nacional da sanha dos grandes players multinacionais de mídia e telecomunicações. Claro que também atendeu a um pedido das radiodifusoras das teles (neste caso, ao abrir ao capital estrangeiro o serviço de cabo), mas impede a propriedade cruzada entre teles e produtoras/programadoras. Ora, sabemos que as teles são gigantes internacionais e não medem esforços para garantir seus interesses de lucro mundo afora. Elas atuam fortemente para desregulamentar o setor de comunicações e enfraquecer a regulação sobre o setor em vários países. Isso não é novidade, como um dos internautas disse num outro comentário. Estudos dos anos de 1980 já alertavam sobre a tendência à concentração da propriedade de mídia em poucos (e gigantes) conglomerados de comunicações e entretenimento. É o caso da AT&T e Time Warner, assim como foi no início deste milênio quando houve a fusão entre Time Warner e a AOL. Os legisladores agiram corretamente ao criar mecanismos que impedem a propriedade cruzada entre empresas distribuidoras e de conteúdo. O mesmo acerto pode ser visto com a criação das cotas de canais e de conteúdo nacionais no serviço de TV paga, exatamente para evitar que a programação desse serviço seja dominada por programações estrangeiras enlatadas. Isso é fundamental para assegurar a liberdade de expressão, a diversidade e a pluralidade no setor audiovisual, menina dos olhos desses grandes players. Logo, tais medidas são extremamente necessárias se quisermos ter um conteúdo nacional forte e de que qualidade frente aos gigantes globais das comunicações.

  5. Caro Samuel
    Estas imposições da lei tiveram como objetivo a proteção do mercado de brasileiro de radio-difusores. Seus receios era de que, o então poderio econômico das Telcos no Brasil, verticalizasse o mercado adquirindo produtores de conteúdo.Criaram uma reserva de mercado.
    A Sky, como empresa do SeAC, é provedora de serviços de telecomunicações de interesse coletivo no Brasil e para tal precisa manter sua sede no Brasil. HBO , CNN , TNT e Warner como produtoras de conteúdo não precisam obrigatoriamente estarem presentes no Brasil. Escritórios de representação podem cumprir tais tarefas.
    A lei brasileira de concorrência tem remédios "ex post" para coibir qualquer ação anticompetitiva nesta área.
    Os radio-difusores precisarão correr atrás de outras formas de blindagem como as tarifas protecionistas contra conteúdos estrangeiros.Isto é fácil. Basta contratar gente como Intervozes para cantarem loas ao conteúdo nacional (rsrs).
    AT&T tem interesse de grau zero no mercado tradicional de voz e dados no Brasil.É muito mais rentável para eles consolidarem operações de OTT´s nos EEUU e fazerem grandes receitas usando os custos suportados por Telcos ao redor do mundo.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui
Captcha verification failed!
CAPTCHA user score failed. Please contact us!