Trump acusa Obama de "entregar controle da Internet"

Candidato Donald Trump

Conhecido pelo posicionamento ultraconservador, o candidato à presidência dos Estados Unidos Donald Trump emitiu comunicado nesta quarta, 21, opondo-se ao "plano de Obama de entregar o controle da Internet americana a poderes estrangeiros". Naturalmente ele se refere à transição das funções da entidade que administra nomes e domínios, a Internet Corporation for Assigned Names and Numbers (IANA), marcada para o dia 1º de outubro próximo. É um discurso alinhado ao pensamento do senador republicano Ted Cruz, que afirma que os EUA estariam entregando a Internet para regimes como da Rússia e da China ao permitirem a transição.

No comunicado, em costumeiro tom agressivo e ultranacionalista, a campanha de Trump (assinada pelo diretor de políticas nacionais Stephen Miller) defende que os EUA "não deveriam entregar o controle da Internet para as Nações Unidas e a comunidade internacional". Afirma que o partido republicano está "liderando admiravelmente uma luta para salvar a Internet nesta semana no Congresso" e pede ao público norte-americano ajuda na cruzada. "Os democratas de [a também candidata] Hillary Clinton se recusam a proteger a população americana ao não proteger a Internet", acusa.

Notícias relacionadas

O argumento básico de Trump é que o governo dos EUA cuida do controle da Internet, mantendo-a "livre e aberta sem censura de governos", fundamentados na liberdade de expressão da constituição norte-americana, e que tirar esse poder seria um ato contra a própria nação. Assim como Ted Cruz, o candidato republicano também acusa o presidente Barack Obama de querer entregar o controle a "interesses internacionais, incluindo de países como China e Rússia, que têm um longo histórico de tentar impor censura online".

Os argumentos são sensacionalistas, apesar de fazerem barulho. A proposta de transição da IANA foi supervisionada e aprovada pelo próprio governo norte-americano e inclui pelo menos dois anos de debates envolvendo a comunidade técnica mundial da Internet. O planejamento atende às exigências dos EUA de manter o controle em um modelo de governança multissetorial e impreterivelmente contra multilateralismos, impedindo a presença dominante de governos ou de entidades como ONU e União Internacional de Telecomunicações (UIT). Além disso, inclui mecanismos de responsabilidade (accountability) e transparência para a IANA. A proposta foi defendida por vários setores, incluindo o próprio presidente da atual administradora, a Internet Corporation for Assigned Names and Numbers (ICANN).

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui
Captcha verification failed!
CAPTCHA user score failed. Please contact us!