Seis em cada dez pessoas ainda estão offline no mundo

O mundo ainda conta com 4 bilhões de desconectados, o que significa que 57% da população mundial offline. Segundo a edição 2015 do estudo State of Broadband da União Internacional das Telecomunicações (UIT) divulgada nesta segunda-feira, 21, isso é retrato de um cenário no qual as nações desenvolvidas mostram estagnação na adição de conexões, enquanto países em desenvolvimento não avançam "rápido o bastante".

Assim, são 3,2 bilhões de pessoas conectadas, ou 43% da população mundial. Foram cerca de 300 milhões a mais em 2013, quando a UIT registrou 2,9 bilhões de usuários de Internet. Em perspectiva, apenas 35% da população em países em desenvolvimento contam com acesso. Colocando as 48 nações consideradas como "menos desenvolvidas" pelas Nações Unidas, são quase de 90% descobertos por qualquer tipo de conectividade.

Em comunicado, o secretário geral da UIT, Houlin Zhao, afirmou que as metas de desenvolvimento sustentável das Nações Unidas "lembram que precisamos medir o desenvolvimento global pelo número daqueles deixados para trás". Na visão dele, o mercado, por si, já se encarregou de cobrir as nações mais ricas. Agora, o desafio é encontrar maneiras de levar a banda larga para os 4 bilhões de desconectados. O relatório da entidade não menciona iniciativas como Internet.org, do Facebook, ou a de conectividade via satélite da O3b.

Notícias relacionadas

Acessos

Assim, a estimativa da UIT é que o mercado global feche 2015 com 7,09 bilhões de acessos de celular, aumento de 2,01% em relação a 2014. Desse total, a organização estima que haverá 3,46 bilhões com banda larga móvel, um crescimento de 28,62% no comparativo anual.

A entidade estima que a metade dos acessos de banda larga móvel está na região da Ásia/Pacífico. As Américas respondem por 22% dessas conexões. Veja no gráfico abaixo.

UIT - Banda larga móvel

No acesso fixo, a UIT estima 794 milhões de acessos, aumento de 6,15%. A quantidade de usuários de Internet avançou 7,82%, ficando em 3,17 bilhões. Novamente, a maior parte dos acessos fixos está na Ásia/Pacífico (46,6%). As Américas aparecem em segundo também, com 22,7%. Acompanhe no gráfico.

UIT - Banda larga fixa

Penetração

A penetração de acesso de Internet por residência é maior na Europa (82,1%), seguido das Américas (60,1%) e Comunidade dos Estados Independentes (CEI, países que formavam a União Soviética), com 60%. A União declara ainda que, até o final do ano, 40% dos domicílios de países em desenvolvimento terão conexão à Internet.

Por usuário, a penetração segue o mesmo padrão: Europa (77,6%), Américas (66%) e CEI (59,9%). Em termos econômicos, os países desenvolvidos contam com 82,2% de penetração, contra 35,3% para as nações em desenvolvimento.

PNBL 2.0

A quantidade de países com um plano nacional de banda larga aumentou 5,71% em 2015, totalizando agora 148 nações – das 196 que a UIT cobre. Em dez anos, a quantidade aumentou quase nove vezes – em 2005, somente 17 países contavam com essa política de universalização. De acordo com a entidade, ainda há seis países que planejam introduzir a estratégia.

Vale notar que o relatório declara que o Brasil já conta com o "Plano Nacional de Banda Larga 2.0 – Banda Larga Para Todos", inclusive apontando para um lançamento em 2014. Na verdade, o projeto ainda não saiu do papel – o governo enfrenta dificuldades com o orçamento e há a possibilidade de o programa nem conseguir ser lançado ainda em 2015.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui
Captcha verification failed!
CAPTCHA user score failed. Please contact us!