Teles ainda esperam que Hélio Costa mude discursos

De acordo com um alto executivo de uma concessionária de telefoni fixa, as empresas virão a Brasília nesta sexta, 22, com muita expectativa em relação ao discurso do ministro Hélio Costa.
O executivo considera que as primeiras declarações de Hélio Costa provocaram um verdadeiro pânico entre as empresas: "O que todo executivo de empresas de área de infra-estrutura em todo o mundo deseja é ver o final da estrada onde ele está colocando o dinheiro dos investidores. É ver esta estrada funcionando, prestando serviço à sociedade e remunerando o capital investido. Para quem precisa fazer investimentos de longo prazo e com maturação lenta, o pior dos mundos é a possibilidade de mudança no meio do caminho. Apesar da má impressão inicial, parece que Hélio Costa não é tão mal assim, pois já tem se mostrado interessado em aprender sobre telecomunicações, a parte do setor que ele certamente desconhece, na medida em que ele é um homem de mídia", conclui.O executivo lembra que a gestão do ministro Miro Teixeira provocou uma enorme reversão de expectativas no setor: "pela representatividade e conhecimento do ministro Miro, assim como pelo bom trânsito que ele tem dentro do Congresso Nacional, nós esperávamos que ele fosse um homem de diálogo, o que não acabou acontecendo, especialmente com o desastrado processo de reajuste de tarifas, quando, pela primeira vez no mundo, se viu um ministro sugerir à população o desrespeito aos contratos assinados. Miro tratou as empresas como animais detestáveis". O executivo continua sua análise considerando que com Eunício de Oliveira, houve novamente uma reversão de expectativas: "nós acreditávamos que o deputado do PMDB, que desconhecia totalmente o setor, chegaria tomando atitudes populistas, prevendo o caos. Mas, felizmente, isso não ocorreu. Eunício foi uma pessoa que buscou o diálogo com o setor".

Populismo

Notícias relacionadas

Sobre a assinatura básica, o mesmo executivo considera que, ao levantar em primeiro lugar a discussão sobre um "detalhe" de um dos serviços de telecomunicações ("detalhe que certamente é importante, mas que não vai resolver a questão", diz) o ministro está cometendo um grande equívoco em relação ao setor.
Para este executivo, em um momento em que, com o esgotamento do modelo anterior, é necessária a discussão de um novo modelo de telecomunicações para o país, o ministro quer reduzir alguns reais no valor da assinatura básica ou até mesmo provocar um verdadeiro caos no setor ao pleitear o fim desta cobrança. "Eu arrisco dizer que esta discussão teria que ser feita em conjunto com os outros setores de infra-estrutura como energia e água onde a população também deve estar enfrentando o mesmo tipo de dificuldade. Especificamente em relação ao setor de telecomunicações, precisamos discutir a inclusão digital, a convergência de meios, os recursos da voz sobre IP, que deverão afetar o modelo estabelecido para as concessionárias, entre outras coisas", diz a fonte. E esta discussão deve ser feita, na visão do executivo, considerando o conjunto dos meios já disponíveis, como o Fust, as redes já instaladas e sua ociosidade, e a gigantesca carga tributária incidente sobre um setor essencialmente de insumos para o desenvolvimento. Tudo isso, de forma a conseguir o respeito aos interesses da sociedade e o acesso a um novo ciclo de investimentos no setor de telecomunicações: "um ministro deve se lembrar que, neste caso e para atingir estes dois objetivos, seu papel será identificar as possibilidades, e mediar os conflitos que naturalemente vão surgir".

O momento atual

a fonte considera, por fim, que o ministro não deve se esquecer que as empresas ainda têm que cumprir metas de universalização até o final deste ano, metas que exigirão ainda US$ 300 milhões em investimentos, muitas vezes em instalações cujo custo não correspondem de forma alguma ao pequeno benefício que poderão proporcionar. Além disso, o setor se prepara para assinar os novos contratos de concessão com cerca de 20 alterações que deverão provocar mudanças sensíveis no setor, diz.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui
Captcha verification failed!
CAPTCHA user score failed. Please contact us!