Presidente da Claro afirma que a Vivo conduz a guerra de preços

O presidente da Claro, Luis Cosío, afirmou nesta quinta-feira, 21, em seu primeiro encontro com a imprensa, que a guerra de preços entre as operadoras móveis na última data comemorativa (Dia dos Namorados), foi conduzida pela Vivo, e não pela Claro ou pela TIM. "No trimestre que passou, não foram os italianos (TIM) ou os mexicanos (Claro) que deram início aos subsídios, e sim os ibéricos (Vivo, controlada pela Portugal Telecom e pela Telefónica Móviles)", disse Cosío. "Nós não gostamos e não queremos ter uma margem Ebitda baixa, mas não podemos permitir que a concorrência tome a dianteira. Gostaríamos de estar num patamar diferente (de margem Ebitda, cuja previsão para este ano é de margem zero), mas o subsídio dos aparelhos não é a única coisa que afeta os resultados", afirmou o presidente da Claro.

Melhor rentabilidade

Para melhorar a rentabilidade, Cosío diz que uma das ações é tentar reduzir os custos e gastos (Opex) como, por exemplo, o custo com a VU-M (interconexão). O presidente da Claro acredita que este ano a venda de aparelhos deve superar a do ano passado. Em 2004, foram vendidos 19 milhões de unidades e, este ano, até o primeiro semestre, já haviam sido contabilizados 9,9 milhões de aparelhos vendidos.

Notícias relacionadas
Cosío disse que a expansão da base agora está nas classes C, D e E e acredita que uma das possíveis soluções para o barateamento dos telefones para essa faixa da população passa, necessariamente, pela redução dos impostos sobre o serviço de telefonia (para reduzir as tarifas) e pela diminuição de funcionalidades nos aparelhos (para reduzir o preço). "O grande crescimento virá daí", afirma.
A Claro registrou um faturamento total de R$ 5,2 bilhões no ano passado e, entre as operadoras da controladora América Móvil, é a segunda mais importante, atrás apenas TelCel, do México, que tem 30,6 milhões de assinantes. A operação mexicana na Colômbia tem 7 milhões de assinantes e na Argentina, 4,1 milhões.
Segundo Cosío, a Claro é a operadora no Brasil que tem a rede de banda larga móvel (em GPRS/EDGE) mais abrangente, com cobertura em 1.052 cidades.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui
Captcha verification failed!
CAPTCHA user score failed. Please contact us!