Proibição à Huawei não trará grandes impactos, diz presidente da Qualcomm

O presidente global da Qualcomm, Cristiano Amon, entende que a crise com a fabricante chinesa Huawei provocada pelas medidas restritivas do governo dos Estados Unidos não deverá trazer impactos significativos à fornecedora de chipsets. "Não posso falar do impacto financeiro. Ele existe, mas é pequeno porque temos vários outros clientes, a Huawei não é nosso maior", explica. Ele reitera ainda que as parcerias com outras empresas chinesas como Xiaomi, Vivo, ZTE e Lenovo não serão afetadas. Perguntado se haveria algum impacto indireto com a demanda de 5G, o executivo justificou que acredita que a tendência do mercado é de continuar com os planos com a tecnologia.

O executivo destacou que todas as empresas norte-americanas precisaram cumprir a ordem do presidente Donald Trump, e que isso ainda está sendo assimilado. "Minha opinião é que isso está acontecendo agora e as empresas estão tentando entender", disse. A fornecedora de chipsets ainda mantém "parcerias possíveis" com a chinesa, incluindo licença de tecnologia e com clientes em comum.

Mesmo diante de todo o cenário, Amon entende que tudo poderá ser sanado de forma pacífica. "Em geral, eventualmente essas coisas sempre são resolvidas com solução de diálogo", explicou ele em conversa com jornalistas nesta durante o Painel Telebrasil 2019 terça, 2.

Notícias relacionadas

Espectro no Brasil

"Na questão do espectro, resistência é inútil", afirmou Cristiano Amon durante sua apresentação em painel mais cedo. Ele defende que a chegada do 5G vai tornar o serviço móvel semelhante às utilities, com a essencialidade e quase onipresença do serviço, incluindo "velocidade ilimitada e pacotes de dados ilimitados". Porém, perguntado se a Anatel ter descartado a inclusão da faixa de 28 GHz no próximo leilão seria prejudicial ao País, o executivo respondeu que não encara dessa forma, enxergando positivamente a disposição de licitar a faixa de 26 GHz. "É uma demonstração de liderança da Anatel entender que o 5G não é só 3,5 GHz. Além disso, a banda de 26 GHz será global, com adoção na Europa, China e outros países da Ásia." Ainda assim, o diretor de assuntos regulatórios da Qualcomm, Francisco Giacomini, diz que a empresa continuará trabalhando junto à agência para viabilizar a faixa de 28 GHz. "Não integralmente. A gente entende que parte do espectro é exclusivo, mas isso são 1 GHz, e a faixa tem 4 GHz", declara, embora reforce que a banda ainda não está na agenda regulatória da Anatel.

P&D

A Qualcomm continua com parceria com o governo brasileiro com o projeto Snapdragon system-on-a-chip, com a qual procura recolocar o País no mapa da pesquisa e desenvolvimento para hardware móvel. A empresa já tem dois smartphones produzidos no Brasil e recém-lançados com a tecnologia (ambos da Asus) e está em conversa com diversos outros fabricantes, segundo Cristiano Amon. Além de handsets, também há uma iniciativa de implantar o Snapdragon em Internet das Coisas. "Otimizar para IoT é muito importante, pois diminui a barreira de entrada e permite participação maior na cadeia de valor", declara.

Por outro lado, o executivo sugere que o País invista na modernização da fabricação de tecnologia no Brasil, para não só desenvolvimento interno como também para manter o parque fabril e exportar. E coloca ainda que a indústria brasileira deveria aproveitar a força que tem para promover a transformação tecnológica. "Acho que a provocação também vale para a planta instalada do setor automobilístico", declara. "Não temos conversa com empresas automotivas brasileiras, mas temos com as globais e não há nada que as limite de implantar as tecnologias aqui."

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui
Captcha verification failed!
CAPTCHA user score failed. Please contact us!