Abinee e Embrapii fecham acordo de cooperação em pesquisa e desenvolvimento

A Abinee e o IPD Eletron firmaram um acordo de cooperação com a Empresa Brasileira de Pesquisa e Inovação Industrial (Embrapii) para a criação de um ambiente mútuo de estímulo à pesquisa, desenvolvimento e inovação (P,D&I) nos setores eletrônico e elétrico, com destaque para as áreas de Internet das Coisas (IoT) e manufatura 4.0.

O compromisso foi formalizado na última quarta-feira, 20, e deve gerar uma aliança estratégica para a execução de ações conjuntas. "Desejamos intensificar parcerias, inclusive no âmbito do Programa Prioritário [PPI] em Internet das Coisas e Manufatura 4.0", afirmou o presidente do conselho da Abinee, Irineu Govêa. A Embrapii é coordenadora do PPI em IoT/Manufatura 4.0, conforme credenciamento do MCTIC. Dessa forma, empresas beneficiadas pela Lei de Informática podem fazer aportes dos valores relacionados às atividades de PD&I diretamente ao PPI.

Segundo Gôvea, as empresas do segmento de tecnologia da informação estão entre as que mais investem em pesquisa no País, alcançando 15% do faturamento anual em alguns casos. "O percentual de investimento é superior à média da indústria de transformação, que é de 2%, em média". A obrigação criada pela Lei da Informática é de 4% do faturamento; vale notar que o mecanismo de estímulo deve ser revisado pelo atual governo.

Notícias relacionadas

Pelo lado da Embrapii, o diretor-presidente Jorge Guimarães ressaltou "o modelo vitorioso" que compartilha o risco do investimento em P&D com o setor industrial. "Hoje já são mais de 460 empresas, 650 projetos e 140 pedidos de patentes industriais", destacou. A aproximação entre Embrapii e Abinee ainda deve envolver a realização de roadshows e encontros. Outra meta é facilitar que institutos associados ao IPD Eletron se tornem unidades Embrapii. Também presidido por Irineu Gôvea, o IPD Eletron é uma entidade vinculada à Abinee voltada para P&D nos setores elétrico e eletrônico.

 

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui
Captcha verification failed!
CAPTCHA user score failed. Please contact us!