Grupo Globo troca comando e Jorge Nóbrega assume presidência

O grupo Globo mudou seu comando. Jorge Nóbrega, que até aqui era vice-presidente executivo do grupo, assume agora a presidência das organizações, no lugar de Roberto Irineu Marinho. Roberto Irineu passa a ocupar apenas a presidência do conselho, onde estão também seus irmãos João Roberto e José Roberto Marinho. O conselho é o responsável pelas decisões estratégicas e a "manutenção dos valores" da empresa. O comunicado oficial diz ainda que "a forma de gerir as empresas será mantida, com foco em resultados de longo prazo, mantendo a autonomia de decisão operacional dos negócios e sempre de forma alinhada e coordenada com o interesse geral do Grupo."

Mas há um processo claro de integração entre diferentes áreas do grupo, já que Jorge Nóbrega, ao longo de sua carreira na Globo, teve como função gerir todos os negócios, e não apenas a TV. Isso se evidencia em outro trecho do release: "Jorge Nóbrega afirma que tem o compromisso de estimular ainda mais a sinergia entre os negócios do Grupo para atuar de forma cada vez mais integrada, investindo em inovação e no desenvolvimento dos talentos". A declaração de Jorge Nóbrega no comunicado vai na mesma linha: "Vamos continuar buscando o novo, não por pura novidade, mas porque é nele que nos fortalecemos".

Jorge Nóbrega está na Globo desde 1997 e foi um dos principais responsáveis pela execução das mudanças estratégicas por que o grupo passou desde 2002, quando enfrentou a sua maior crise. Durante este período, outras áreas e investimentos do grupo Globo, sobretudo a TV por assinatura, ganharam relevância. Nóbrega sempre foi um executivo atento a todas as áreas de atuação do grupo e há anos dedica-se a estudar e entender como outros grupo de comunicação com características semelhantes à Globo têm enfrentado os desafios do ambiente digital.

Notícias relacionadas

Segundo o comunicado, "o novo presidente executivo terá responsabilidade pelos resultados de todos os negócios do Grupo, pelos novos projetos e por implementar o processo de transformação já em curso, respondendo diretamente ao Conselho de Administração".

A mudança não significa que a família Marinho se afastará dos negócios. Mais uma vez, o release da empresa reforça isso: "quero também deixar muito claro que a Família Marinho não se afastará nem por um milímetro do Grupo Globo. Somos e queremos continuar sendo uma empresa familiar com gestão profissional", afirma Roberto Irineu. Além disso, João Roberto Marinho continuará como Vice-Presidente do Conselho atuando na liderança das áreas editoriais e institucional e José Roberto Marinho seguirá como Vice-Presidente do Conselho voltado para responsabilidade social, presidindo a Fundação Roberto Marinho. Roberto Marinho Neto e Paulo Marinho, membros da quarta geração da família, atuam como executivos em áreas importantes do grupo e também como membros do Conselho de Administração.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui
Captcha verification failed!
CAPTCHA user score failed. Please contact us!