Société prepara argumentos para guerra judicial contra plano da Oi

O grupo Société Mondiale deve entrar com uma série de medidas judiciais contra o Plano de Recuperação da Oi. A estratégia estava sendo definida na tarde desta quarta, 13, depois da análise de todos os detalhes do plano, mas algumas questões já estavam claras para o grupo de Nelson Tanure, que tem uma participação acionária de cerca de 5% na Oi mas controla o conselho de Administração, juntamente com a Pharol. O ponto central é que, no entendimento da Société, a lei de recuperação judicial obriga o respeito à legislação societária (art. 50, caput, da lei 11.101/05), de modo que o plano seria nulo ao prever a diluição dos atuais acionistas sem que este processo seja submetido à assembleia de acionistas. Tanure e a Pharol são as maiores interessadas, mas o próprio BNDES é acionista da Oi, fora cerca de 70% do capital da companhia que está pulverizado no mercado.

O entendimento preliminar da Société é que se as etapas do plano preveem aumentos de capital, então seria um requisito de validade do plano de recuperação judicial a submissão prévia dos seus termos à assembleia de acionistas. O grupo entende que o diretor-presidente (no caso Eurico Teles, apontado pelo juiz da Recuperação Judicial como responsável pelo plano) não teria o direito de dispor do patrimônio do acionista sem consulta prévia. Lembrando que foi o juiz Fernando Viana que determinou que o plano fosse apresentado sem a validação do conselho de administração, ainda que nada falasse sobre a assembleia de acionistas. Para a Société, a competência para aprovar aumentos de capital é privativa dos acionistas.

Notícias relacionadas
Outro argumento que a Société deve levantar judicialmente é o fato de que o "comfort letter" juntado ao processo estabeleceria que os credores ainda possam exigir várias condições para colocar o dinheiro, sem garantias reais, como o trânsito em julgado dos termos do plano.

Também teria ficado de fora um documento essencial sobre o aumento de capital de R$ 4 bilhões, com as garantias de aumento de capital. A falta desses documentos caracterizaria, na visão da Société, desrespeito ao que estabeleceu o juiz Fernando Viana ao dar poderes para Eurico Teles negociar. O percentual de diluição também é questionado pela Société, ainda que neste caso ainda não haja um questionamento jurídico, apenas conceitual, alegando que a maior concessionária de telecomunicações será entregue a fundos abutre.

Vale lembrar que Tanure já questionou na Anatel o risco de controle cruzado com a Oi  pelo fato de o fundo Aurelius ser acionista da Nextel. O empresário também questiona o direito de voto do Aurelius junto ao juízo da recuperação judicial.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui
Captcha verification failed!
CAPTCHA user score failed. Please contact us!