Serviço de alerta de desastres naturais será ativado em ES, RJ e RS

Os Estados do Espírito Santo, Rio de Janeiro e Rio Grande do Sul passarão a contar a partir da segunda-feira da próxima semana (18) com o sistema de alerta de desastres naturais via SMS. De acordo com o Sindicato Nacional de Empresas de Telefonia e do Serviço Móvel Celular e Pessoal (SindiTelebrasil) nesta terça-feira, 12, o sistema avisará a população por meio das mensagens sobre o risco de ocorrência de chuvas fortes, alagamentos, enchentes e deslizamentos. O serviço já está disponível e todos os municípios do Paraná, Santa Catarina e São Paulo.

Com os três novos estados, a cobertura totalizará mais de 100 milhões de telefones móveis. O SindiTelebrasil relata que, desde fevereiro, mais de um milhão de pessoas se cadastraram no serviço, que já enviou 5,3 milhões de mensagens de alerta.

Notícias relacionadas

A previsão de expansão para o restante do País é até o primeiro trimestre de 2018. O calendário começa a partir de 15 de janeiro, com a ativação em Goiás, Mato Grosso do Sul e Minas Gerais. No dia 19 de fevereiro, será a vez do Distrito Federal, Mato Grosso e Tocantins. A última fase será em 19 de março, quando iniciará a operação nos Estados do Acre, Alagoas, Amapá, Amazonas, Bahia, Ceará, Maranhão, Pará, Paraíba, Pernambuco, Piauí, Rio Grande do Norte, Rondônia, Roraima e Sergipe.

O sistema de alertas é coordenado pelo Centro Nacional de Gerenciamento de Riscos e Desastres (Cenad), do Ministério da Integração. A implantação é realizada pela Anatel em parceria com a Defesa Civil dos Estados. O cadastro e recebimento das mensagens é gratuito e pode ser feito enviando mensagem para o número 40199 com o CEP do endereço que deseja ser monitorado (é possível o cadastro de múltiplos CEPs). Assim que o sistema é ativado, a Defesa Civil informa à população com uma mensagem de aviso do início da operação.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui
Captcha verification failed!
CAPTCHA user score failed. Please contact us!