Teles ainda têm muitas dúvidas sobre a precificação da concessão

Apesar de o PLC 79/2016 trazer os princípios gerais dos critérios para precificação da transformação das concessões em autorizações, ainda há muitas dúvidas entre as teles sobre como isso será feito. A Oi, por exemplo, pergunta como precificar um serviço que já é insustentável. A empresa não conseguiu enxergar os recursos financeiros para o caixa da empresa provenientes da migração para autorização.

Segundo a diretora de assuntos regulatórios da Oi, Adriana Cunha, o primeiro passo é desonerar obrigações da concessão para assegurar a estabilidade econômica do serviço para depois migrar para o regime privado. O segundo passo é investir na oferta e demanda da banda larga, desde que seja um planejamento viável e seja possível usar os fundos setoriais.

Para Adriana, a precificação da concessão só pode levar em conta o ônus bienal, a desoneração das metas de universalização e o saldo de troca de metas. Com relação aos bens reversíveis, ela argumenta que se a empresa vai usar os bens para o serviço, não pode fazer nada com eles. Quanto aos que não estão sendo usados, não seriam reversíveis, então não podem ser contabilizados como saldo.

Notícias relacionadas

"Vamos ter obrigação de continuar a prestar o STFC, com orelhões, em localidades de baixa atratividade depois de 2025? Se tiver, isso tem que entrar na conta", defende. A diretora lembra que a Oi tem mais de 2 mil municípios onde atua sozinha. "O fiel da balança será a precificação da concessão, caso não seja sustentável, a empresa pode optar por não migrar para a autorização", adverte.

Morte digna ao STFC

Para o diretor de assuntos regulatórios da Claro, Airton Capela, o setor vive a angústia por uma justiça regulatória de dar uma morte digna ao STFC e o PLC 79 é apenas uma forma. Ele reclamou que o PLC 79 e os TACs estão parados, os fundos setoriais sem uso e os tributos não diminuem. "O país precisa de R$ 100 bilhões em 10 anos para ofertar um serviço de banda larga razoável e desde 2001 já contribuímos com R$ 90 bilhões para os fundos setoriais, ou seja, essa questão já podia estar resolvida", completou.

Já o diretor de relacionamento regulatório da Telefônica, José Neto, considera a migração da concessão para autorização como benéfica, mas lembra que a apuração do valor deve ser justa e respeitar o equilíbrio. "O consenso nesse caso é importante, uma vez que a migração é opcional", firmou.

O advogado Floriano Marques considera que a tarefa de definição de precificação da concessão é para lá de complexa, ainda mais que o cálculo das sobras do PGMU. "A Anatel pode demorar 1, 2, 3 anos para precificar os bens reversíveis", avalia. O debate sobre a precificação da concessão foi realizado durante evento da Tele.Síntese, nesta terça-feira, 21, em Brasília. O PLC 79/2016 continua parado no Senado, sem previsão de quando será aprovado.

 

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui
Captcha verification failed!
CAPTCHA user score failed. Please contact us!