OUTROS DESTAQUES
TV DIGITAL
Desligamento analógico em BH será prorrogado até o dia 22
terça-feira, 07 de novembro de 2017 , 14h53

O desligamento completo do sinal analógico da TV aberta em Belo Horizonte e em mais 38 municípios mineiros, previsto para esta quarta-feira, 8, será prorrogado para o dia 22 deste mês. A decisão do Gired (grupo de implantação da digitalização), nesta terça-feira, 7, levou em conta a falta de apenas 0,7 ponto percentual para o atingimento da meta de no mínimo 90% de domicílios aptos a recepcionarem o sinal digital.

Na pesquisa apresentada pelo Ibope, o índice de digitalização dos lares atingiu 89,3%. Apesar do adiamento, alguns canais e retransmissoras começam a desligar o sinal analógico a partir desta quarta-feira, enquanto as geradoras vão encerrar as transmissões analógicas só no prazo final, conforme indicação de representantes dos radiodifusores no Gired.

Outra decisão do grupo foi de antecipar de 28 de novembro de 2018 para 15de agosto de 2018 a data de desligamento do sinal analógico nas capitais da região Norte do país: Boa Vista (RR), Macapá (AP), Palmas (TO), Porto Velho (RO) e Rio Branco (AC). O objetivo é evitar que switch-off coincida com o período eleitoral no país.

O sinal será desligado nos seguintes municípios de Minas Gerais: Araçaí, Baldim, Betim, Brumadinho, Cachoeira da Prata, Caeté, Capim Branco, Confins, Contagem, Esmeraldas, Florestal, Fortuna de Minas, Funilândia, Ibirité, Igarapé, Inhaúma, Itaúna, Jequitibá, Juatuba, Lagoa Santa, Mário Campos, Mateus Leme, Matozinhos, Nova Lima, Pedro Leopoldo, Prudente de Morais, Raposos, Ribeirão das Neves, Rio Acima, Sabará, Santa Luzia, São Joaquim de Bicas, São José da Lapa, São José da Varginha, Sarzedo, Sete Lagoas, Taquaraçu de Minas e Vespasiano.

A população atingida pelo desligamento é de 5,5 milhões. Dessa população, quase 500 mil vão receber de graça o conversor, a antena e o controle remoto, distribuídos pela Entidade Administradora da Digitalização (EAD) a inscritos nos programas sociais do governo federal. Mais de 364 mil já obtiveram o benefício.

Próximas etapas

Este ano, ainda está previsto o desligamento do interior de São Paulo para o dia 29 deste mês. Serão atingidos os municípios de Campinas, Franca, Ribeirão Preto, Santos e Vale do Paraíba. Em 2018, o desligamento do sinal deverá ser realizado na região Sul (Curitiba, Florianópolis e Porto Alegre), no dia 31 de janeiro.

COMENTÁRIOS

Nenhum comentário para esta notícia.

Deixe o seu comentário!

EVENTOS

Principal encontro independente de debate e reflexão sobre políticas setoriais dos setores de telecomunicações e Internet. Organizado há 17 edições pela TELETIME e pelo Centro de Estudos de Políticas de Comunicações da Universidade de Brasília (CCOM/UnB), o evento congrega reguladores, formuladores de políticas, acadêmicos, empresas e analistas para um debate aberto sobre os temas mais relevantes e que serão referência ao longo do ano. Em 2018, estão em discussão uma agenda possível para o setor, o impacto do cenário eleitoral sobre as telecomunicações, a atuação  do Congresso Nacional sobre as políticas do setor de telecomunicações e Internet e as referências regulatórias internacionais.

20 de Fevereiro
, ,
EVENTOS

Principal encontro independente de debate e reflexão sobre políticas setoriais dos setores de telecomunicações e Internet

20 de Fevereiro
 
Top