Queda nas vendas de ultra banda larga impacta Nokia no trimestre

A Nokia sofreu impacto nas vendas para infraestrutura de redes de alta capacidade entre julho e setembro deste ano, segundo informou a companhia em balanço financeiro nesta quinta-feira, 26. As vendas líquidas da fornecedora totalizaram 5,537 bilhões de euros no terceiro trimestre, uma queda de 7% em relação ao mesmo período de 2016. No acumulado de janeiro a setembro, a companhia registrou 16,555 bilhões de euros, uma redução de 4%. Com isso, a companhia afirmou que espera que 2017 seja "levemente mais desafiador do que antecipado anteriormente".

As vendas na área de redes caíram 9% e somaram 4,823 bilhões de euros no trimestre, enquanto nos nove meses a queda foi de 7%, total de 14,696 bilhões de euros. Dentro desse universo, os negócios para ultra banda larga totalizaram 2,099 bilhões de euros entre julho e setembro (queda de 17%) e 6,500 bilhões de euros (redução de 9%) no acumulado. A Nokia justifica os números nas vendas com impacto de "desafios relacionados a condições de mercado e certos projetos em redes móveis, primariamente na América do Norte e Grande China".

Notícias relacionadas

O lucro operacional da companhia cresceu 20% e fechou o trimestre em 668 milhões de euros. Considerando os nove meses do ano, foi de 1,583 bilhão de euros, avanço de 28%. Vale ressaltar novamente o desempenho da área de ultra banda larga, que caiu 72% no trimestre (total de 78 milhões de euros) e 13% no acumulado (514 milhões de euros).

Nos números reportados, a Nokia obteve prejuízo de 192 milhões de euros no trimestre, um aumento de 43%. No acumulado do ano, o avanço no prejuízo foi de 23%, total de 1,088 bilhão de euros. Nos números orgânicos, que desconsideram custos relacionados à aquisição da Alcatel-Lucent e à sua integração, bem como taxas de ágio de deterioração, amortização de ativos intangíveis e outros itens, o resultado foi diferente: lucro atribuível para detentores de capital de 514 milhões de euros, praticamente o dobro (99%) do ano passado no comparativo trimestral. Considerando o acumulado do ano, o aumento foi de 92%, com total de 1,160 bilhão de euros. 

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui
Captcha verification failed!
CAPTCHA user score failed. Please contact us!