Carga regulatória traz barreiras para ferramentas de perfil de risco

A área de gerenciamento de risco e de fluxo de receita pode trazer mais oportunidades para operadoras com a exploração de dados da base para personalização de serviços ofertados. Porém, com o peso regulatório no Brasil, há mais desafios para companhias que atuam nessa área, como a fornecedora desse tipo de solução, a WeDo Technologies.

A companhia lançou neste ano a ferramenta Digital Risk Profile, que rastreia o perfil do usuário em redes sociais e outras interações na Internet para enriquecer as informações que a empresa já tem do cliente. Segundo explica vice-presidente da WeDo Technologies na América do Norte, Thomas Steagall, no Brasil há a necessidade da conformidade com os índices de qualidade exigidos pela Anatel. "Lá precisam ser muito afiados, porque são muito regulados. Precisam lidar com isso rapidamente", declara. "No Brasil é um dos casos onde, se a tele tiver um KPI regulatório (metas) e falhar em alguns dos índices, a multa é enorme", completa o CTO da WeDo, João Resende.

Na visão da vice-presidente de vendas e marketing para a América Latina da WeDo, Bárbara Gurjão, no Brasil a ferramenta operaria com o requerimento de consentimento ativo (opt-in) do usuário para que seus dados sejam também buscados. Mas ela reconhece que a soma da carga regulatória atual com uma eventual aprovação da Lei de Proteção de Dados Pessoais poderia trazer alguns obstáculos. "Talvez atrapalhe um pouco o potencial do produto, mas, por outro lado, não vai atrapalhar meu negócio", afirma. "É uma coisa muito importante para a gente entrar. Nós, provedores de serviço, parceiros, precisamos estar nesse mundo. Se não, se a lei não permitir, muita gente vai ter problema", avalia.

Notícias relacionadas

O diretor de marketing e estratégia Bernardo Lucas garante que seria uma oportunidade também para os usuários. "As operadoras brasileiras têm um mercado novo digital, e nessas áreas podem ter melhor experiência de consumidor, com um propósito maior, de dar o melhor (ao usuário), como o e-commerce", compara.

Um exemplo atual do potencial de impacto é a regulação da União Europeia de proteção de dados, a General Data Protection Regulation (GPRD). Segundo conta o CEO da WeDo, Rui Paiva, é um cenário novo não apenas para operadoras, mas também para fornecedores e provedores de soluções. "Isso é completamente novo, nem o nosso jurídico sabe como lidar, ninguém sabe como funciona", explica. O ônus por não seguir as regras de privacidade pode ter um sabor amargo: multa calculada em 4% da receita anual da empresa.

Os executivos da empresa falaram durante coletiva de imprensa durante o evento Worldwide User Group, organizado pela companhia em Miami, Estados Unidos, nesta semana.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui
Captcha verification failed!
CAPTCHA user score failed. Please contact us!