Nova metodologia de cálculo do Fator X entra em vigor

Regulação

Já está em vigor a nova metodologia de cálculo do Fator X, que capta os ganhos de produtividade e repassa aos usuários do STFC, no momento do reajuste da tarifa. O novo modelo leva em conta os ganhos com a alteração do artigo 89 da LGT, por meio da Lei do SeAC, que permitiu a incorporação de empresas do mesmo grupo; o modelo de custos, que tem capacidade de segregar receitas e custos por serviços; e o uso cada vez maior de análise de impacto regulatório. Na nova fórmula, os ganhos com banda larga no varejo foram excluídos.

A nova metodologia agrega elementos para a correta apropriação das economias de escopo, sem ter um caráter disruptivo, afirma o conselheiro Leonardo Euler de Morais, que relatou o processo. Segundo ele, os ganhos de produtividade do STFC ficam preservados com a nova metodologia, mas adverte que eles tendem a decrescer, com o declínio do serviço.

O conselheiro sugeriu estudos para promover a liberdade tarifária do STFC, tendo em vista da substituição desse serviço pelo móvel. Pediu também a revisão das áreas locais. "Uma quantidade de 4.530 áreas locais não é compatível com o mundo IP", defendeu.

Notícias relacionadas

Veja aqui a nova metodologia de cálculo do Fator X.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui
Captcha verification failed!
CAPTCHA user score failed. Please contact us!