Anatel dá aval para venda do controle indireto da Hispasat Brasil

O Conselho Diretor da Anatel aprovou previamente a aquisição do controle indireto da Hispamar Satélites e da Hispasat Brasil pela empresa italiana Atlantia. A compra se dará por meio de oferta pública voluntária de ações ordinárias de emissão da empresa espanhola Abertis Infraestructuras, controladora indireta da Hispamar, de pelo menos 50% mais um até o limite de 95% dos papéis.

A operação foi anunciada em maio na Espanha, com o compromisso de que o controle majoritário da Hispasat, da Hispasat Brasil e da Hispamar será mantido pela Abertis Telecom Satelites, uma vez que somente haveria alteração em sua controladora, a Abertis, a qual passaria a ter a Atlantia como controladora. A compradora disse também que a eventual implementação da operação não prejudicaria o Termo de Direito de Exploração de Satélite Estrangeiro celebrado pela HISPASAT Brasil, ou os Termos de Exploração de Satélite Brasileiro e de Autorização para Exploração de SCM celebrados pela Hispamar.

Na análise técnica da operação não foi constatado óbices. Também não se observaram problemas concorrenciais, uma vez que o Conselho Administrativo de Defesa Econômica (Cade) aprovou a aquisição sem restrições. A Anatel exigiu apenas que a Hispamar Satélite e a Hispasat Brasil comprovem a regularidade fiscal.

Notícias relacionadas

A agência determinou às empresas brasileiras que encaminhem, no prazo de até 60  dias, informações sobre a concretização da operação, principalmente os relacionados ao percentual exato de ações de emissão da Abertis adquiridas pela Atlantia e a estrutura final da cadeia de controle das outorgadas ou que comuniquem, no mesmo prazo, sua eventual não ocorrência, sob pena de se incorrer em descumprimento de determinação da Anatel.

A anuência prévia valerá pelo prazo de 180 dias a contar desta quarta-feira, 4, quando foi publicada no Diário Oficial da União. Esse prazo é prorrogável, a pedido, uma única vez por igual período, se mantidas as mesmas condições societárias.

 

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui
Captcha verification failed!
CAPTCHA user score failed. Please contact us!