Ministro das Comunicações diz que governo ainda não fechou posição sobre ação das teles contra a Condecine

André Figueiredo, ministro das Comunicações

O ministro das Comunicações, André Figueiredo, declarou a este noticiário nesta terça, 23, durante o Mobile World Congress, em Barcelona, que o governo ainda não tem uma posição sobre a ação movida pelas empresas de telecomunicações contra a Ancine contra o recolhimento da Condecine Teles. Trata-se de um tributo cobrado sobre as operadoras móveis para fomento do audiovisual por meio do Fundo Setorial Audiovisual. No final de janeiro as teles conseguiram na Justiça a suspensão do recolhimento deste tributo, alegando a inconstitucionalidade da cobrança.

Figueiredo também preferiu não opinar sobre o tema. "Eu prefiro não me manifestar ainda sobre isso porque não conversei com o ministro Juca Ferreira (da Cultura), que eu sei que tem uma posição bem mais firme em relação à vontade de se traçar uma ação governamental. Eu ouvi os argumentos dos dois lados mas ainda não formei posição". Questionado se o governo formaria uma posição, Figueiredo disse que isso ainda não está definindo.

Uma posição do governo, de certa forma, foi manifestada na defesa da ação, já que é a procuradoria da Ancine, ligada à AGU, quem responde à ação. Na manifestação feita no agravo junto ao Tribunal Regional Federal pela agência do audiovisual, a Ancine argumentou que a perda do recolhimento da Condecine teria um impacto relevante para o setor audiovisual, e argumentou que cabe a cobrança do tributo já que as teles são beneficiadas pela produção de conteúdos. O agravo foi negado pela Justiça e a liminar das teles permanece até o julgamento de mérito ou nova decisão judicial.

Notícias relacionadas

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui
Captcha verification failed!
CAPTCHA user score failed. Please contact us!