Facebook cria iniciativa para o desenvolvimento de redes com operadores e fornecedores

O Facebook anunciou o começo de seu projeto próprio em telecomunicações, Telecom Infra Project (TIP). Apresentado no último domingo, 21, a ideia da rede social é trazer operadoras, provedores de infraestrutura, integradores de sistemas e outros companhias de tecnologia para criar e colaborar no desenvolvimento de novas tecnologias destinadas às telecomunicações, como o 5G.

Em uma mensagem postada no blog do Facebook, Jay Parikh, diretor global de engenharia e infraestrutura da empresa norte-americana, compara a nova ação ao Open Compute Project (projeto para criar novos equipamentos de computação corporativa com preço baixo). Na visão de Parikh, o melhor modo para acelerar os passos da inovação é a colaboração e o trabalho aberto entre as companhias.

Até o momento, Deutsche Telekom (Alemanha), EE (Reino Unido) e SK Telekom (Coreia do Sul) estão confirmadas e devem aderir à inciativa após sua criação, bem como fornecedores como a Nokia e a Intel. Além delas, a operadora Globe Telecom já possui um projeto piloto com o TIP para conectar um pequeno vilarejo à rede celular do país; e a britânica EE deve levar 4G para locais remotos das Montanhas Altas da Escócia.

Notícias relacionadas

Jay Parikh explicou que TIP é o novo investimento do Facebook que liga a empresa de Mark Zuckerberg aos esforços de conectividades apresentados através do Internet.Org. A nova ação pode ser uma tentativa de o Facebook criar parcerias e ter respaldo para emplacar o seu projeto de internet patrocinada pelo mundo. Recentemente, o governo indiano considerou que acesso patrocinado à rede é inviável no país, pois fere a neutralidade da rede na Índia.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui
Captcha verification failed!
CAPTCHA user score failed. Please contact us!