Planejamento de CDN da Telebras está pronto, diz empresa, mas governo precisa decidir como usar

Desde 2013 a Telebras fala abertamente em estruturar uma rede de distribuição de conteúdo (CDN) para provedores, mas o projeto ainda carece de integração com outras infraestruturas para a orquestração e distribuição no ecossistema. De acordo com o diretor técnico e operacional da empresa, Paulo Eduardo Kapp, o planejamento inteiro está finalizado, mas faltam aprovações. "O projeto técnico está pronto, a linha de como vai ser feito também está, e vamos definir dentro do governo como será usado", disse ele durante conversa com jornalistas na Campus Party nesta terça-feira, 26, em São Paulo. Uma data já estaria sendo planejada, mas Kapp prefere não revelar porque ainda não recebeu o sinal verde do presidente Jorge Bittar. "O que não está fechado ainda é como vou distribuir e para quem", declara.

A infraestrutura existe, e o projeto técnico está pronto, mas falta fazer a modelagem da integração com outras redes. "A gente já tem a CDN, o que não temos é ela distribuída", diz. Kapp explica que a distribuição de conteúdo, como a de elementos de governo eletrônico ou de educação digital, ainda não é feita em um projeto do governo, mas apenas de forma privada e de parcerias como com a Prefeitura de São Paulo, MEC, Correios e com a Empresa Brasileira de Comunicação (EBC).

A Telebras considera, pelo menos em teoria, também o uso da CDN para fornecimento de conteúdo em vídeo over-the-top (OTT). "Se pensou em fazer isso no passado, ainda se pensa, mas é muito sensível a compra de conteúdo, acordo de canais, ainda temos que ter muito mais infraestrutura para este tipo de serviço", afirma. "Agora, para o MEC, para projetos de cidadão, como o dos Correios para fazer agências tipo o Poupa Tempo em São Paulo, isso já temos e está andando, tem quatro ou cinco já funcionando", diz. "Sair implantando é muito difícil, tem que testar muito."

Notícias relacionadas

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui
Captcha verification failed!
CAPTCHA user score failed. Please contact us!